Aplicação do aprendido em treinamento sobre segurança do paciente: Estratégias utilizadas por profissionais da atenção primária à saúde

Título original:
Aplicação do aprendido em treinamento sobre segurança do paciente: Estratégias utilizadas por profissionais da atenção primária à saúde
Resumo Original:

Objetivo: Analisar as estratégias utilizadas pelos profissionais da atenção primária à saúde para aplicação do aprendido em treinamento sobre segurança do paciente, no contexto da prática. Métodos: Estudo transversal, desenvolvido com 62 profissionais de saúde vinculados às unidades de atenção primária à saúde, cadastrados no Telessaúde Goiás e que participaram de um programa de treinamento sobre segurança do paciente. Os dados foram coletados em janeiro de 2015, via web. Utilizou-se a Escala de Estratégias de Aplicação do Aprendido, instrumento validado, autoaplicável. Realizada análise estatística descritiva. Resultados: Participaram enfermeiros, médicos, odontólogos e técnico de enfermagem. A percepção das variáveis analisadas foi considerada razoável, obtendo média entre 4,9 e 6,2 e mediana entre 5,0 e 7,0, de um total de 7,0 pontos. A aplicação do aprendido foi favorecida pela importância que os profissionais de saúde atribuem ao conteúdo ministrado e à admiração pelas pessoas que conseguem aplicar no trabalho o que aprendem em treinamentos. Conclusão: A aplicação do aprendido é uma estratégia que favorece a aprendizagem, deve ser ampliada por ações de apoio organizacional por parte da gestão, pensando no aumento da segurança do paciente no ambiente de prática e na busca de excelência no cuidado prestado na atenção primária à saúde. (AU)
 

Fonte:
Enfermagem em foco ; 13: 2023. DOI: 10.21675/2357-707X.2022.v13.e-202220.
Autor institucional: 
Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá
Cristiane Chagas Teixeira
Girlane Aparecida Bastos Santos
Tainara Sardeiro de Santana
Thaisa Cristina Afonso
Maria Gabriella de Oliveira
Ana Lúcia Queiroz Bezerra