Como os profissionais da saúde definem o envolvimento do paciente na gestão da qualidade? Um estudo baseado em questionários

Ana Maria Saut ; Linda Lee Ho ; Simone Berger ; Fernando Tobal Berssaneti
Título original:
How did healthcare professionals define patient engagement in quality management? A survey study
Resumo:

Contexto: O envolvimento de pacientes e familiares (EPF) pode ter um impacto positivo sobre as experiências do paciente e os resultados do cuidado. Não existe um método único de EPF, e o processo geralmente é definido pelo departamento de gestão da qualidade ou pelos profissionais responsáveis por este processo no hospital. O objetivo deste estudo foi definir o EPF na gestão da qualidade com base nas perspectivas dos profissionais. Método: Realizamos um inquérito com 90 profissionais de hospitais brasileiros, contendo duas perguntas destinadas a compreender o conceito. A primeira foi uma pergunta de múltipla escolha para identificar sinônimos. A segunda foi uma pergunta aberta para desenvolver a definição. Empregamos uma metodologia de análise de conteúdo pela aplicação de técnicas de análise temática e inferencial. Resultados: Três palavras foram classificadas como sinônimos por mais de 60% dos participantes: envolvimento, participação e cuidado centrado. Os participantes descreveram a participação dos pacientes tanto ao nível individual (relacionado ao tratamento) quanto organizacional (relacionado à melhoria da qualidade). O EPF no tratamento está relacionado ao desenvolvimento, discussão e tomada de decisões sobre o plano terapêutico, a participação em cada etapa do cuidado e o conhecimento dos processos de qualidade e segurança da instituição. Ao nível organizacional, o envolvimento na melhoria da qualidade inclui o EPF em todos os processos da instituição, desde o planejamento estratégico até os processos de design ou melhoria, assim como a participação ativa em comitês ou comissões institucionais. Conclusão: Os profissionais definiram o envolvimento em dois níveis (individual e organizacional), e os resultados sugerem que suas perspectivas podem influenciar a prática em hospitais. Os profissionais dos hospitais que implementaram mecanismos de consulta definiram o EPF mais ao nível individual. Por outro lado, os profissionais dos hospitais que implementaram mecanismos de envolvimento consideraram o EPF mais ao nível organizacional. 

Resumo Original:

Background: Patient and family engagement (PFE) can positively impact the patient experience and care process outcomes. There is no unique type of PFE, and the process is usually defined by the quality management department or professionals responsible for this process in the hospital. The objective of this study is to define PFE in quality management based on the professional’s perspective. Method: A survey was carried out with 90 professionals from Brazilian hospitals. There were two questions aimed at understanding the concept. The first was a multiple-choice question to identify synonyms. The second was an open-ended question to develop the definition. A content analysis methodology was employed by applying techniques for thematic and inferential analysis. Results: Three words were classified as synonyms by more than 60% of respondents: involvement, participation, and centered care. The participants described patient participation at both the individual (related to the treatment) and organizational levels (related to quality improvement). The PFE in the treatment is related to the development, discussion and decision-making about the therapeutic plan, participation in each step of care, and knowledge of the institution's quality and safety processes. At the organizational level, engagement in quality improvement includes the involvement of the P/F in all processes of the institution, from strategic planning to the design or improvement processes, as well as active participation in institutional committees or commissions. Conclusion: The professionals defined engagement in two levels (individual and organizational) and the results suggest that their point of view can influence the practice in the hospitals. Professionals of hospitals that implemented mechanisms of consult defined PFE more in the individual level. On the other hand, professionals of hospitals that implemented mechanisms of involvement considered PFE more focus in the organizational level. 

Fonte:
BMC Health Services Research ; 23(1): 173.; 2023. DOI: 10.1186/s12913-023-09098-z..