Competência de segurança: investigação do impacto de fatores ambientais e pessoais na capacidade dos enfermeiros de prestar cuidados seguros

Dillon-Bleich, Kimberly ; Dolansky, Mary A. ; Burant, Christopher J ; Madigan, Elizabeth A. ; Singh, Mamta K.
Título original:
Safety Competency: Exploring the Impact of Environmental and Personal Factors on the Nurse's Ability to Deliver Safe Care
Resumo:

CONTEXTO: A segurança do paciente é uma prioridade nos sistemas de saúde. A competência de segurança da enfermagem, juntamente com fatores ambientais e pessoais, desempenha um papel na segurança do paciente. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi explorar as relações entre competência em segurança, empoderamento estrutural, pensamento sistêmico, nível de educação e certificação. MÉTODOS: Foi utilizado um desenho transversal exploratório para coleta de dados de enfermeiros (n = 163) atuantes em um grande sistema hospitalar do Centro-Oeste. RESULTADOS: Houve correlações positivas significativas entre competência em segurança e (a) empoderamento estrutural, (b) pensamento sistêmico e (c) certificação. O pensamento sistêmico explicou 12,9% da variância no componente de conhecimento da competência em segurança e 6,8% da variância no componente de habilidade da competência em segurança. A certificação explicou 2,4% da variância no componente de habilidade da competência em segurança. CONCLUSÕES: A compreensão dos fatores que afetam a competência em segurança apoia o desenvolvimento de intervenções eficazes que podem melhorar a segurança.

Resumo Original:

BACKGROUND: Patient safety is a priority in health care systems. Nurses' safety competence along with environmental and personal factors plays a role in patient safety. PURPOSE: The purpose of this study was to explore the relationships among safety competency, structural empowerment, systems thinking, level of education, and certification. METHODS: A cross-sectional exploratory design was used to collect data from nurses (n = 163) practicing in a large Midwestern hospital system. RESULTS: There were significant positive correlations between safety competency and (a) structural empowerment, (b) systems thinking, and (c) certification. Systems thinking explained 12.9% of the variance in the knowledge component of safety competency and 6.8% of the variance in the skill component of safety competency. Certification explained 2.4% of the variance in the skill component of safety competency. CONCLUSIONS: Understanding factors that affect safety competency supports the development of effective interventions that may improve safety.

Fonte:
Journal of Nursing Care Quality ; 38(1): 82-88; 2023. DOI: 10.1097/NCQ.0000000000000659.