Desenvolvimento e implementação de um painel de controle em tempo real da adesão a um pacote de medidas para prevenir infecções de corrente sanguínea associadas a cateteres venosos centrais

Augustine Chemparathy ; Martin G Seneviratne ; Andrew Ward ; Simran Mirchandani ; Ron Li ; Roshni Mathew ; Matthew Wood
Título original:
Development and Implementation of a Real-time Bundle-adherence Dashboard for Central Line-associated Bloodstream Infections
Resumo:

Resumo
Introdução: As infecções de corrente sanguínea associadas a cateteres venosos centrais (IPCSs) são a infecção hospitalar mais comum em pacientes pediátricos. A alta adesão ao pacote de prevenção de IPCS atenua a sua ocorrência. Na nossa instituição, não havia um sistema hospitalar para medir a adesão ao pacote. Desenvolvemos um painel eletrônico para monitorar a adesão ao pacote de prevenção de IPCS em todo o hospital, em tempo real.
Métodos: Identificamos os grupos de interesse da instituição e as áreas de oportunidade por meio de entrevistas e análises de dados. Criamos um canal para extrair dados a partir de duas verificações diárias sobre a adesão ao pacote, usando-os para preencher um painel de controle no prontuário médico eletrônico. O painel foi desenvolvido para permitir a visualização da adesão global aos elementos individuais do pacote nas diferentes unidades de saúde. Registramos os acessos mensais ao painel e a adesão aos elementos do pacote e obtivemos o feedback dos profissionais de enfermagem sobre o painel.
Resultados: Após a implantação em setembro de 2018, o painel foi acessado principalmente para fins de melhoria da qualidade, análise da efetividade clínica e prevenção e controle de infecções. Os especialistas em melhoria da qualidade e prevenção e controle de infecções apresentaram dados do painel em reuniões de melhoria para fundamentar iniciativas de responsabilização nas unidades de saúde. A adesão global ao pacote no hospital aumentou de 25% em setembro de 2018 para 44% em dezembro de 2019, e a adesão média a cada elemento do pacote aumentou entre 2018 e 2019.
Conclusões: A adesão ao pacote de prevenção de IPCS, tanto em termos globais quanto em elementos individuais, aumentou em todo o hospital após a implantação de um painel eletrônico para o acompanhamento de dados em tempo real. O painel de controle permitiu a vigilância da ocorrência de IPCS ao nível populacional, que fundamentou iniciativas de responsabilização sobre a adesão ao pacote. A transparência dos dados possibilitada por painéis eletrônicos promete ser uma ferramenta útil para o controle de doenças infecciosas.
 

Resumo Original:

Abstract
Introduction: Central line-associated bloodstream infections (CLABSIs) are the most common hospital-acquired infection in pediatric patients. High adherence to the CLABSI bundle mitigates CLABSIs. At our institution, there did not exist a hospital-wide system to measure bundle-adherence. We developed an electronic dashboard to monitor CLABSI bundle-adherence across the hospital and in real time.
Methods: Institutional stakeholders and areas of opportunity were identified through interviews and data analyses. We created a data pipeline to pull adherence data from twice-daily bundle checks and populate a dashboard in the electronic health record. The dashboard was developed to allow visualization of overall and individual element bundle-adherence across units. Monthly dashboard accesses and element-level bundle-adherence were recorded, and the nursing staff's feedback about the dashboard was obtained.
Results: Following deployment in September 2018, the dashboard was primarily accessed by quality improvement, clinical effectiveness and analytics, and infection prevention and control. Quality improvement and infection prevention and control specialists presented dashboard data at improvement meetings to inform unit-level accountability initiatives. All-element adherence across the hospital increased from 25% in September 2018 to 44% in December 2019, and average adherence to each bundle element increased between 2018 and 2019.
Conclusions: CLABSI bundle-adherence, overall and by element, increased across the hospital following the deployment of a real-time electronic data dashboard. The dashboard enabled population-level surveillance of CLABSI bundle-adherence that informed bundle accountability initiatives. Data transparency enabled by electronic dashboards promises to be a useful tool for infectious disease control.

 

Fonte:
Pediatric quality & safety ; 6(4): e431; 2022. DOI: 10.1097/pq9.0000000000000431.