A disseminação de uma intervenção de aprendizagem baseada em simulações reduz a ocorrência de infecções da corrente sanguínea associadas a cateteres venosos centrais.

BARSUK, J. H. ; COHEN, E. R. ; POTTS, S. ; DEMO, H. ; GUPTA, S. ; FEINGLASS, J. ; MCGAGHIE, W. C.
Título original:
Dissemination of a simulation-based mastery learning intervention reduces central line-associated bloodstream infections.
Resumo:

Contexto: Aproximadamente 41.000 infecções da corrente sanguínea associadas a cateteres venosos centrais (ICS-CVCs) ocorrem em hospitais dos EUA a cada ano. Desenvolvemos anteriormente um currículo de aprendizagem baseado em simulações (SMBL, na sigla em inglês) para a inserção de cateteres venosos centrais (CVCs) que reduziu significativamente as taxas de ICS-CVCs. Neste estudo, avaliamos o efeito da disseminação do currículo SBML sobre as habilidades de residentes e sobre as taxas de ICS-CVCs em um hospital comunitário.

Métodos: Realizamos um estudo de coorte com os residentes que passaram pela unidade de terapia intensiva (UTI) do Mercy Hospital and Medical Center no período de setembro de 2010 a maio de 2012. Os residentes foram submetidos ao currículo SBML de inserção de CVCs. Foi exigido que obtivessem uma nota mínima na inserção simulada de CVCs nas veias jugular interna (JI) e subclávia (SC) antes de cuidarem de pacientes na UTI. Os profissionais do serviço de controle de infecções mediram as taxas de ICS-CVCs na UTI antes e após a intervenção educativa.

Resultados: Os residentes obtiveram uma média pré-teste para a JI de 35,5% (10,29/29, DP=8,30) e uma média pós-teste de 93,0% (26,96/29, DP=1,50; p<0,001). Sua média pré-teste para a SC foi de 23,0% (6,68/29; DP=9,58) e aumentou para uma média pós-teste de 96,1% (27,88/29, DP=1,41) (p<0,001). Os pacientes tiveram 3,82 infecções por 1000 cateteres-dias (20 infecções em 5235 cateteres-dias) na UTI ao longo de 23 meses antes da intervenção educativa. Nos 21 meses após a intervenção, ocorreram 1,29 infecções por 1000 cateteres-dias (seis infecções em 4670 cateteres-dias [p=0,019]). A razão de taxas de incidência derivada a partir da regressão de Poisson foi de 0,26 (IC 95%, 0,09 a 0,74) após o controle com base no escore Acute Physiology and Chronic Health Evaluation III (APACHE III), indicando que houve uma redução de 74% na incidência de ICS-CVCs na UTI clínica após a intervenção.

Conclusões: Este estudo demonstrou que a disseminação e a implementação do currículo SBML para CVCs foram bem-sucedidas, indicando que a educação médica rigorosa é uma poderosa ferramenta para a melhoria de qualidade.

Resumo Original:

Background: Approximately 41 000 central line-associated bloodstream infections (CLABSI) occur annually in US hospitals. We previously developed a simulation-based mastery learning (SBML) curriculum in central venous catheter (CVC) insertion that significantly reduced CLABSI rates. In this study, we evaluated the effect of dissemination of the SBML curriculum on trainee skills and CLABSI rates at a community hospital.

Methods: The authors performed a cohort study of residents who rotated in the intensive care unit (ICU) at Mercy Hospital and Medical Center from September 2010 to May 2012. Residents underwent an SBML CVC insertion curriculum and were required to meet or exceed a minimum passing score on a simulated internal jugular (IJ) and subclavian (SC) CVC insertion before ICU patient care. Infection control personnel measured CLABSI rates in the ICU before and after the educational intervention.

Results: Residents scored a mean IJ pretest of 35.5% (10.29/29, SD=8.30) compared with a post-test mean of 93.0% (26.96/29, SD=1.50; p<0.001). Their mean SC pretest score was 23.0% (6.68/29; SD=9.58) and increased to 96.1% (27.88/29, SD=1.41) at post-test (p<0.001). Patients experienced 3.82 infections per 1000 catheter-days (20 infections in 5235 catheter-days) in the ICU in the 23 months before the educational intervention. During the 21 months after the intervention, there were 1.29 infections per 1000 catheter-days (six infections in 4670 catheter-days (p=0.019)). The incidence rate ratio derived from the Poisson regression was 0.26 (95% CI 0.09 to 0.74) after controlling for Acute Physiology and Chronic Health Evaluation III score indicating that there was a 74% reduction in the incidence of CLABSI in the medical ICU after the intervention.

Conclusions: This study demonstrates successful dissemination and implementation of a CVC SBML curriculum and shows that rigorous medical education is a powerful quality improvement tool.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 23(9): 749-756; 2014. DOI: 10.1136/bmjqs-2013-002665.
DECS:
infecções relacionas a cateter, cateterismo venoso central, competência clínica, currículo, internato e residência, avaliação de programas e projetos de saúde