Mensuração da segurança psicológica e da aprendizagem local para permitir mudanças organizacionais de alta confiabilidade

Jenifer Cartland ; Michaeleen Green ; Desty Kamm ; Diana Halfe ; Mary Alida Brisk ; Derek Wheeler
Título original:
Measuring psychological safety and local learning to enable high reliability organisational change
Resumo:

A capacidade de medir até que ponto uma organização é altamente confiável, ou até que ponto a confiabilidade pode mudar ao longo do tempo, não acompanhou o desenvolvimento da teoria. O artigo examina aspectos da cultura do local de trabalho, a motivação dos funcionários e comportamentos de liderança que apoiam a aprendizagem e a melhoria contínuas em um esforço para medir a transição para alta confiabilidade. Para avaliar a eficácia de sua iniciativa de alta confiabilidade, um hospital infantil procurou construir medidas que permitissem uma avaliação do movimento progressivo em direção a uma "cultura de segurança" e que acompanhassem o sucesso ao longo do tempo. Este artigo relata o desenvolvimento de duas escalas (confiança nos membros da equipe e confiança na liderança) que se destinam a medir duas condições culturais promovidas pelos cinco princípios de alta confiabilidade e uma medida composta sobre as atividades de aprendizagem local. As duas escalas estão fortemente associadas às atividades de aprendizagem locais nas áreas de trabalho dos funcionários e à sua disposição para participar de atividades extras. Sugerimos que ambas são fundamentais para criar um ambiente psicologicamente seguro e se tornar, assim, uma organização de alta confiabilidade.

Resumo Original:

The ability to measure the extent to which an organisation is highly reliable, or the extent to which reliability may change over time, has not kept up with the development of theory. The paper examines aspects of workplace culture, employee motivation and leadership behaviours that support continuous learning and improvement in an effort to measure the transition to high reliability.To evaluate the effectiveness of its high reliability initiative, one children's hospital sought to build measures that would provide an assessment of progressive movement towards a 'culture of safety', and track the success over time. This paper reports on the development of two scales (trust in team members and trust in leadership) that are intended to measure two cultural conditions fostered by the five high reliability principles and a composite measure on local learning activities. The two scales are strongly associated with local learning activities in employees' work areas and with employees' willingness to participate in extra role activities. We suggest that they are foundational to creating a psychologically safe environment and thus to becoming a high reliability organisation. 

Fonte:
BMJ Open Quality ; 11(4): e001757; 2023. DOI: 10.1136/bmjoq-2021-001757.