O treinamento faz diferença? Treinamento de proficiência em diretrizes de transfusão e seu efeito na administração de glóbulos vermelhos

Svetlana Daichman ; Daniel Ostrovsky ; Jacob Dreiher ; Oleg Pikovsky
Título original:
Does training make a difference? Proficiency training in transfusion guidelines and its effect on red blood cell administration
Resumo:

Contexto: A transfusão de concentrado de hemácias (CH) é uma intervenção terapêutica muito comum e frequentemente salva vidas, mas uma política de transfusão liberal pode estar associada a resultados piores do paciente. Várias diretrizes foram propostas para reduzir a taxa de transfusões de hemácias desnecessárias. No entanto, a proficiência dos médicos em tais diretrizes e o efeito do treinamento na administração de hemácias permanecem desconhecidos.
Métodos: Foi realizada uma avaliação baseada em questionário do conhecimento dos médicos sobre as diretrizes em um hospital terciário em Israel, seguida de uma análise da administração de hemácias seis meses antes e seis meses depois da realização do treinamento.
Resultados: O nível de proficiência foi maior entre os estudantes universitários israelenses (Odds Ratio [OR] 2,59, p-valor = 0,02), internistas (OR 2,8, p-valor = 0,02) e médicos além da primeira etapa do exame de residência (OR 3,08, p-valor = 0,02). Não houve efeito significativo do treinamento nas taxas de administração de hemácias (razão de taxa de incidência [RTI] = 0,96 [IC 95% 0,81-1,14], p-valor = 0,655).
Conclusão:  A intervenção educativa por si só é um meio ineficaz de reduzir as taxas de administração de hemácias. Uma abordagem mais complexa é necessária para evitar transfusões de hemácias desnecessárias.
 

Resumo Original:

Background: Packed red blood cell (RBC) transfusion is a very common and frequently lifesaving therapeutic intervention, but a liberal transfusion policy may be associated with inferior patient outcomes. Various guidelines have been proposed to reduce the rate of unnecessary RBC transfusions. However, physicians' proficiency in such guidelines and the effect of training on RBC administration remain unknown.
Methods: We performed a questionnaire-based assessment of physicians' knowledge of the guidelines in a tertiary hospital in Israel, followed by an analysis of RBC administration six months before and six months after training was delivered.
Results: The level of proficiency was higher among Israeli university graduates (Odds Ratio [OR] 2.59, p-value = 0.02), internists (OR 2.8, p-value = 0.02), and physicians beyond the step-one residency exam (OR 3.08, p-value = 0.02). There was no significant effect of training on the rates of RBC administration (incidence rate ratio [IRR] = 0.96 [CI 95% 0.81-1.14], p-value = 0.655).
Conclusion: Educational intervention alone is an ineffective means of reducing the rates of RBC administration. A more complex approach is required to prevent unnecessary RBC transfusions.

 

Fonte:
Transfusion ; 2023. DOI: doi.org/10.1111/trf.16866.