Onde a confiança floresce: percepções de clínicos que confiam em suas organizações e que têm a confiança de seus pacientes

Mark Linzer ; Hannah Neprash ; Roger Brown ; Eric Williams ; Crystal Audi ; Sara Poplau ; Kriti Prasad
Título original:
Where Trust Flourishes: Perceptions of Clinicians Who Trust Their Organizations and Are Trusted by Their Patients
Resumo:

Resumo
Objetivo: A confiança é um componente essencial dos cuidados de saúde. Os médicos precisam confiar nos líderes organizacionais para obter um ambiente de trabalho seguro e eficaz, e os pacientes precisam confiar que seus médicos forneçam cuidados de alta qualidade, ao mesmo tempo em que atendem às suas necessidades de saúde. Buscou-se determinar as características percebidas das clínicas pelos profissionais que lidam diretamente com os pacientes e que confiam em suas organizações e cujos pacientes confiam neles.
Métodos: Usamos os dados de linha de base do ensaio Healthy Work Place, um ensaio randomizado de intervenções para melhorar a vida profissional em 34 clínicas de cuidados primários do Centro-Oeste e da Costa Leste, para identificar características clínicas associadas a um alto grau de confiança do médico e do paciente.
Resultados: O estudo incluiu 165 profissionais clínicos com 1.132 pacientes. O alto grau de confiança dos clínicos com pacientes que confiavam neles foi encontrado em 34% dos 162 clínicos com dados suficientes para modelagem. O alto grau de confiança tanto do profissional clínico como do paciente ocorreu quando os profissionais perceberam que suas culturas organizacionais tinham (1) ênfase na qualidade (odds ratio [OR] 4,95; IC 95%, 2,02-12,15; P <0,001), (2) ênfase na comunicação e informação (OR 3,21; IC 95%, 1,33-7,78; P = 0,01), (3) coesão entre os clínicos (OR 2,29; IC 95%, 1,25-4,20; P = 0,008) e (4) alinhamento de valores entre clínicos e líderes (OR 1,86; IC 95%, 1,23-2,81; P = 0,003).
Conclusão: A abordagem da cultura organizacional pode melhorar a confiança dos profissionais clínicos cujos pacientes têm um alto grau de confiança neles.
Palavras-chave: comunicação; cultura organizacional; qualidade do cuidado de saúde; confiança.

Resumo Original:

Abstract
Purpose: Trust is an essential component of health care. Clinicians need to trust organizational leaders to provide a safe and effective work environment, and patients need to trust their clinicians to deliver high-quality care while addressing their health care needs. We sought to determine perceived characteristics of clinics by clinicians who trust their organizations and whose patients have trust in them.
Methods: We used baseline data from the Healthy Work Place trial, a randomized trial of interventions to improve work life in 34 Midwest and East Coast primary care clinics, to identify clinic characteristics associated with high clinician and patient trust.
Results: The study included 165 clinicians with 1,132 patients. High trust by clinicians with patients who trusted them was found for 34% of 162 clinicians with sufficient data for modeling. High clinician-high patient trust occurred when clinicians perceived their organizational cultures to have (1) an emphasis on quality (odds ratio [OR] 4.95; 95% CI, 2.02-12.15; P <.001), (2) an emphasis on communication and information (OR 3.21; 95% CI, 1.33-7.78; P = .01), (3) cohesiveness among clinicians (OR 2.29; 95% CI, 1.25-4.20; P = .008), and (4) values alignment between clinicians and leaders (OR 1.86; 95% CI, 1.23-2.81; P = .003).
Conclusion: Addressing organizational culture might improve the trust of clinicians whose patients have high trust in them.
Keywords: communication; organizational culture; quality of health care; trust.

Fonte:
Ann Fam Med ; 19(6): 521-526; 2022. DOI: doi.org/10.1370/afm.2732.