Projetando um quarto de internação como uma estratégia de proteção contra quedas: as perspectivas de especialistas em design no cuidado de saúde

Melissa Piatkowski ; Ellen Taylor ; Bob Wong ; Dorothy Taylor ; K Bo Foreman ; Andrew Merryweather
Título original:
Designing a Patient Room as a Fall Protection Strategy: The Perspectives of Healthcare Design Experts
Resumo:

Resumo
Apesar de décadas de pesquisa sobre quedas de pacientes, há poucas evidências sobre como o design dos quartos dos pacientes influencia a ocorrência de quedas. Este estudo plurianual procurou compreender de que forma o design dos quartos de pacientes pode aumentar a estabilidade durante a deambulação, servindo como uma estratégia de proteção contra quedas de pacientes frágeis e/ou idosos. O objetivo desta parte do estudo foi verificar as perspectivas de arquitetos sobre o design de quartos para mitigar o risco de quedas, bem como avaliar a validade de face de um algoritmo preditivo para avaliar os riscos no design de quartos usando as contribuições de um conselho consultivo sobre design. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de design e tomada de decisões para quartos de pacientes, resumir as impressões de especialistas da indústria sobre as configurações e o layout de quartos de pacientes testados em um modelo preliminar de realidade aumentada, estabelecer a validade de face de mapas de calor que descrevem o risco e relatar os resultados de um questionário para coletar as perspectivas de especialistas. O feedback foi codificado usando princípios de fatores humanos/ergonomia (FH/E), e os resultados serão usados para orientar o desenvolvimento de um protótipo de quarto “ideal” para testes com seres humanos. Os resultados confirmam os desafios que os arquitetos enfrentam ao equilibrar prioridades concorrentes e revelam que um processo participativo, centrado na prevenção de quedas, pode modificar os pressupostos sobre estratégias de design, especialmente mudanças sutis (por exemplo, a orientação do sanitário).

Resumo Original:

Despite decades of research into patient falls, there is a dearth of evidence about how the design of patient rooms influences falls. Our multi-year study aims to better understand how patient room design can increase stability during ambulation, serving as a fall protection strategy for frail and/or elderly patients. The aim of this portion of the study was to ascertain the architect's perspective on designing a room to mitigate the risk of falls, as well as to evaluate the face validity of a predictive algorithm to assess risk in room design using the input of a design advisory council (AC). The purpose of this paper is to provide insight into the design process and decision-making for patient rooms; summarize the impressions of industry experts about the configurations and layout of the patient rooms tested in a preliminary augmented reality model; establish the face validity of modeled heat maps depicting risk; and report the results of a pre-meeting and post-meeting survey of expert opinions. Feedback was coded using human factors/ergonomic (HF/E) design principles, and the findings will be used to guide further development of an "optimal" prototype room for human subject testing. The results confirm the challenges that architects face as they balance competing priorities and reveal how a participatory process focusing on preventing falls can shift assumptions about design strategies, especially subtle changes (e.g., toilet orientation).

Fonte:
Int J Environ Res Public Health ; 18(16): 8769.; 2022. DOI: 10.3390/ijerph18168769.