Responsividade à pandemia em um ambiente de cuidado agudo: utilização de recursos operacionais de um hospital comunitário durante o surto de COVID-19

Jesse McLean ; Cathy Clark ; Aidan McKee ; suzanne legue ; Jane Cocking ; Amanda Lamarche ; Corey Heerschap
Título original:
Pandemic Responsiveness in an Acute Care Setting: A Community Hospital's Utilization of Operational Resources During COVID-19
Resumo:

Resumo
Contexto: Para assegurar a continuidade dos serviços e, ao mesmo tempo, lidar com o surto de pacientes e infecções hospitalares durante a pandemia da doença do coronavírus de 2019 (COVID-19), os hospitais de cuidado agudo foram obrigados a fazer ajustes operacionais significativos. Neste artigo, identificamos e discutimos as principais estratégias e prioridades administrativas de um grande hospital comunitário localizado em Ontário, no Canadá.
Métodos: Orientados por uma abordagem qualitativa descritiva, realizamos uma análise temática de toda a documentação relacionada à COVID-19 discutida pelo centro de operações de emergência (COE) do hospital durante a primeira onda da pandemia. A seguir, pedimos a um grupo multidisciplinar de líderes hospitalares que apresentassem estratégias operacionais a fim de elaborar uma narrativa para cada tema.
Resultados: Deste exercício surgiram 7 temas recorrentes de importância fundamental para a resposta à pandemia pelo hospital: 1) Estrutura organizacional: adotamos um referencial modificado para o COE a fim de aumentar a interoperabilidade departamental e a consciência situacional; 2) Planejamento de capacidades: o Pensamento de Design orientou decisões rápidas sobre a infraestrutura para atender às necessidades emergentes; 3) Saúde ocupacional e segurança no local de trabalho: uma equipe multidisciplinar realizou testes sobre a adequação dos respiradores, tomou decisões sobre ausências críticas e avaliou as necessidades relacionadas ao bem-estar; 4) Planejamento de recursos humanos/força de trabalho: um novo planejamento da força de trabalho, recrutamento e estratégias de recolocação permitiram lidar com a escassez de pessoal; 5) Equipamento de proteção pessoal (EPI): para manter a disponibilidade de EPI, foi necessário um trabalho proativo de aprovisionamento a partir de fornecedores tradicionais e não tradicionais; 6) Resposta da comunidade: foram ativadas parcerias locais para redirecionar os pacientes através de um centro de avaliação e tratamento não baseado em encaminhamentos, apoiar o cuidado de longo prazo e instituições de longa permanência e estabelecer um hospital de campo com 70 leitos; 7) Comunicação corporativa: uma estratégia de comunicação robusta permitiu o acesso oportuno e transparente às informações em um cenário em rápida evolução.
Conclusão: A preparação operacional de um hospital comunitário para a COVID-19 foi apoiada pela interoperabilidade, a alavancagem de conhecimentos e parcerias internas e externas, a resolução criativa de problemas e o desenvolvimento de novas ferramentas para apoiar iniciativas de saúde ocupacional e comunitária.
 

Resumo Original:

Abstract
Background: To ensure continuity of services while mitigating patient surge and nosocomial infections during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic, acute care hospitals have been required to make significant operational adjustments. Here, we identify and discuss key administrative priorities and strategies utilized by a large community hospital located in Ontario, Canada.
Methods: Guided by a qualitative descriptive approach, we performed a thematic analysis of all COVID-19-related documentation discussed by the hospital's emergency operation centre (EOC) during the pandemic's first wave. We then solicited operational strategies from a multidisciplinary group of hospital leaders to construct a narrative for each theme.
Results: Seven recurrent themes critical to the hospital's pandemic response emerged: 1) Organizational structure: a modified EOC structure was adopted to increase departmental interoperability and situational awareness; 2) Capacity planning: Design Thinking guided rapid infrastructure decisions to meet surge requirements; 3) Occupational health and workplace safety: a multidisciplinary team provided respirator fit-testing, critical absence adjudication, and wellness needs; 4) Human resources/workforce planning: new workforce planning, recruitment, and redeployment strategies addressed staffing shortages; 5) Personal protective equipment (PPE): PPE conservation required proactive sourcing from traditional and non-traditional suppliers; 6) Community response: local partnerships were activated to divert patients through a non-referral-based assessment and treatment centre, support long-term care and retirement homes, and establish a 70-bed field hospital; and 7) Corporate communication: a robust communication strategy provided timely and transparent access to rapidly evolving information.
Conclusion: A community hospital's operational preparedness for COVID-19 was supported by inter-operability, leveraging internal and external expertise and partnerships, creative problem solving, and developing novel tools to support occupational health and community initiatives.
 

Fonte:
J Saúde Multidisciplinarc ; 15: 1309-1321; 2022. DOI: 10.2147/JMDH.S361896.