Tempos sem precedentes no departamento de emergência: as “rondas da diretoria” e a liderança são os elos que faltam para melhorar o fluxo de pacientes?

Kaushik Lahiri ; Buddhike Sri Harsha Indrasena ; Jill Aylott
Título original:
Unprecedented times in the emergency department: are "board rounds" and leadership the missing links to improve patient flow?
Resumo:

OBJETIVO: Os atendimentos do Serviço de Emergência (SE) do Serviço Nacional de Saúde (NHS) da Inglaterra estão no segundo nível mais alto já registrado (RCEM, 2021a), e, à medida que aumentam, o desempenho cai, colocando a segurança do paciente em risco (RCEM, 2021b). A gestão do fluxo de pacientes no SE é fundamental para reduzir os incidentes de segurança e a aglomeração de pacientes, no entanto isso requer uma liderança eficaz (Jensen e Crane, 2014). Este artigo visa introduzir uma forma inovadora de gerenciar o fluxo de pacientes no SE, uma “Ronda de diretoria” a cada duas horas, que proporciona um processo gerenciado para puxar os pacientes através do sistema, atendendo a padrões críticos de tempo predeterminados e evitando danos ao paciente. As rondas de diretoria combinadas com uma liderança eficaz podem desempenhar um papel colaborativo, evitando a aglomeração no SE. DESENHO/METODOLOGIA/ABORDAGEM: Foi realizada uma avaliação de rondas de diretoria do SE de duas horas usando o Procedimento Operacional Padrão de Ronda de Diretoria de SE dos hospitais para desenvolver uma série de perguntas rápidas. Como a liderança é responsabilidade de todos os profissionais de saúde que lidam com pacientes (Darzi, 2008; Moscrop, 2012), uma pesquisa separada foi realizada para clínicos de todas as classes e gerentes para autoavaliação de seus próprios estilos de liderança usando a Teoria de Liderança de Caminho-Meta (House e Mitchell, 1974; Indvik, 1985; Northhouse, 2013). Os achados foram relatados à equipe a fim de explorar ideias de melhoria não apenas para desenvolver uma liderança mais eficaz no SE, mas também para aumentar a conscientização de como otimizar a liderança nas rondas de diretoria. RESULTADOS: No total, 27 (n = 27) clínicos e gerentes apoiaram a realização de uma ronda de diretoria a cada duas horas, por um período de 15 min, em ambos os departamentos de lesões leves e graves no SE. Foi preferível uma reunião do Conselho multidisciplinar, liderada pela enfermeira responsável com o apoio do médico de emergência responsável, a ser conduzida no posto de enfermagem. Foi recebido um instrumento validado de pesquisa de Liderança Caminho-Meta (n = 24). Os resultados revelam que os líderes e gerentes estão usando um alto nível de estilo de liderança diretiva, onde há mais potencial para usar as abordagens de apoio, participação e conquista para a liderança. LIMITAÇÕES/IMPLICAÇÕES DA PESQUISA: Trata-se de uma pequena amostra procedente de um SE de um hospital localizado em um local semirrural, no qual o serviço necessitava de “melhorias” por parte do Órgão Regulador de Saúde. Esta pesquisa se beneficiaria se fosse realizada em um departamento médio/grande de SE do NHS para identificar se os achados apontam para uma cultura de liderança mais ampla. As implicações para este estudo são que as intervenções de melhoria, como uma “ronda de diretoria”, podem ser avaliadas de forma útil, juntamente com uma revisão dos estilos e abordagens de liderança para entender as implicações mais amplas para melhorias contínuas e mudanças no SE. ORIGINALIDADE/VALOR: Atualmente, os SE do NHS estão enfrentando desafios sem precedentes e exigem soluções inovadoras baseadas em evidências combinadas com a liderança. A base de evidência para melhorar o fluxo de pacientes é limitada, no entanto este estudo fornece alguns achados iniciais sobre a percepção positiva e a experiência da equipe de profissionais em relação às rondas de diretoria. As rondas de diretoria combinadas com liderança têm o potencial para contribuir para a estratégia mais ampla de prevenção de aglomerações no SE. Este artigo é o primeiro deste tipo que avalia as percepções das rondas de diretoria no SE e envolve clínicos e gerentes em uma autoavaliação de seus próprios estilos de liderança a fim de refletir sobre os melhores estilos a serem usados no SE.

Resumo Original:

PURPOSE: National Health Service (NHS) Emergency Department (ED) attendances are at the second highest level ever recorded, (RCEM, 2021a) and as they soar, performance plummets, putting patient safety at risk (RCEM, 2021b). Managing patient flow in the ED is critical to reduce patient safety incidents and crowding, however, this needs effective leadership (Jensen and Crane, 2014). This paper aims to introduce an innovative form of managing patient flow in ED, which is a two hourly "Board Rounds", providing a managed process to pull patients through the system meeting pre-determined time critical standards and preventing patient harm. Board Rounds combined with effective leadership can play a contributory role preventing crowding in the ED. DESIGN/METHODOLOGY/APPROACH: An evaluation of two hourly ED Board Rounds was undertaken using the hospitals' ED Board Round Standard Operating Procedure to develop a series of short questions. As leadership is the responsibility of all clinicians (Darzi, 2008; Moscrop, 2012), a separate survey was undertaken for clinicians of all grades and managers to self-assess their own leadership styles using the Path-Goal Leadership Theory (House and Mitchell, 1974; Indvik, 1985; Northhouse, 2013). Findings were reported to the team to explore ideas for improvement not only to develop more effective leadership in the ED but also to raise awareness of how to optimise leadership in Board Rounds. FINDINGS: In total, 27 (n = 27) clinicians and managers reported support for a 2 hourly Board Round, for a period of 15 min, in both minor and major injuries departments in ED. A multi-disciplinary Board meeting, led by the lead nurse with support from the Emergency Physician in Charge, was preferred, locating it at the nurse's station. A validated Path-Goal Leadership survey instrument was returned (n = 24). The findings reveal that leaders and managers are using a high level of the directive leadership style, where there is more potential to use the supportive, participative and achievement approaches to leadership. RESEARCH LIMITATIONS/IMPLICATIONS: This was a small sample, returned from a Hospital ED located in a semi-rural location, department requiring "improvement" from the Health Regulator. This research would benefit from being undertaken in a medium/large NHS ED department to identify if the findings report on a wider leadership culture in the NHS ED. The implications for this study are that improvement interventions such as a "Board Round" can be usefully evaluated alongside a review of leadership styles and approaches to understand the wider implications for continuous improvement and change in the ED. ORIGINALITY/VALUE: NHS EDs are facing unprecedented challenges and require innovative evidence-based solutions combined with leadership at this time. The evidence base for improving patient flow is limited, however, this study provides some initial findings on the positive perception and experience of staff to Board Rounds. Board Rounds combined with leadership has the potential to contribute to the wider strategy to prevent crowding in ED. This paper is the first of its kind to evaluate perceptions of Board Rounds in the ED and to engage clinicians and managers in a self-assessment of their own leadership styles to reflect on optimum leadership styles for use in ED.

Fonte:
Leadersh Health Serv (BradfEngl) ; 2022. DOI: 10.1108/LHS-06-2021-0056..