Um guia prático para a construção de colaborações entre pesquisadores clínicos e engenheiros: lições aprendidas de um projeto multidisciplinar de segurança do paciente

Roshun R Sankaran ; Jessica M Ameling ; Amy E M Cohn ; Cyril M Grum ; Jennifer Meddings
Título original:
A practical guide for building collaborations between clinical researchers and engineers: Lessons learned from a multidisciplinary patient safety project
Resumo:

Objetivos: A pesquisa de engenharia e operações tem muito a contribuir para a melhoria da segurança do paciente, especialmente dentro de ambientes hospitalares complexos, altamente regulamentados e em constante evolução. Apesar das novas tecnologias, listas de verificação clínica e sistemas de alarme, persistem desafios básicos que afetam a segurança do paciente, tais como a melhora da comunicação entre os prestadores de cuidados de saúde para evitar complicações hospitalares. Como essas colaborações são muitas vezes território novo para pesquisadores clínicos e engenheiros, o objetivo do estudo foi preparar equipes de pesquisa que estão embarcando em colaborações semelhantes em relação a desafios e necessidades de treinamento comuns para se antecipar enquanto desenvolvem equipes multidisciplinares. Métodos: Usando um projeto específico de segurança do paciente como estudo de caso, compartilhamos lições aprendidas e ferramentas de treinamento de pesquisa desenvolvidas em nossa experiência a partir de colaborações multidisciplinares recentes entre equipes clínicas e de engenharia, que incluíram muitos alunos de graduação e pós-graduação não clínicos. Resultados: Desenvolvemos um guia prático para descrever desafios e soluções antecipados a serem considerados para o desenvolvimento de parcerias bem-sucedidas entre pesquisadores clínicos e de engenharia. Para abordar a vasta coleta de dados clínicos e regulatórios e a educação laboratorial necessária para orientar os membros da equipe multidisciplinar para que participem de projetos de pesquisa, também desenvolvemos e compartilhamos uma lista de verificação para os gerentes de projeto, bem como os materiais de treinamento como recursos adaptáveis para facilitar a iniciação de outras equipes nesses tipos de colaboração. Esses recursos são apropriados e adaptáveis para orientar os membros de equipes clínicas e não clínicas, incluindo professores e funcionários, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Conclusões: Compartilhamos um guia prático para preparar equipes para novas colaborações multidisciplinares entre clínicos e engenheiros. 

Resumo Original:

Objectives: Engineering and operations research have much to contribute to improve patient safety, especially within complex, highly regulated, and constantly evolving hospital environments. Despite new technologies, clinical checklists, and alarm systems, basic challenges persist that impact patient safety, such as how to improve communication between healthcare providers to prevent hospital-acquired complications. Because these collaborations are often new territory for both clinical researchers and engineers, the aim of the study was to prepare research teams that are embarking on similar collaborations regarding common challenges and training needs to anticipate while developing multidisciplinary teams. Methods: Using a specific patient safety project as a case study, we share lessons learned and research training tools developed in our experience from recent multidisciplinary collaborations between clinical and engineering teams, which included many nonclinical undergraduate and graduate students. Results: We developed a practical guide to describe anticipated challenges and solutions to consider for developing successful partnerships between engineering and clinical researchers. To address the extensive clinical, regulatory, data collection, and laboratory education needed for orienting multidisciplinary team members to join research projects, we also developed and shared a checklist for project managers as well as the training materials as adaptable resources to facilitate other teams’ initiation into these types of collaborations. These resources are appropriate and tailorable for orienting both clinical and nonclinical team members, including faculty and staff as well as undergraduate and graduate students. Conclusions: We shared a practical guide to prepare teams for new multidisciplinary collaborations between clinicians and engineers. 
 

Fonte:
Journal of Patient Safety ; 17(8): e1420-e1427; 2023. DOI: 10.1097/PTS.0000000000000667.