Principais mensagens do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2022

 

Público-alvo: Formuladores de políticas e gestores de programas

Principais mensagens

•    Garantir que a segurança da medicação seja abordada em todos os níveis e em todos os ambientes do sistema de saúde
•    Avaliar o ônus dos danos relacionados à medicação em seu país
•    Integrar a segurança da medicação em todas as etapas do cuidado do paciente
•    Coprojetar e implementar programas de segurança de medicamentos com os grupos de interesse, incluindo pacientes e público
•    Estabelecer um sistema de notificação e aprendizagem de incidentes de segurança do paciente, incluindo incidentes de segurança de medicamentos (erros de medicação e danos relacionados)
•    Monitorar o progresso e avaliar o impacto dos programas de segurança de medicamentos
•    Lançar Conheça. Verifique. Pergunte. como a campanha de segurança de medicamentos em todo o país

 

Público-alvo: Líderes de cuidados de saúde e gestores de instalações

Principais mensagens

•    Designar um ponto focal e uma equipe multidisciplinar para desenvolver processos para assegurar a segurança da medicação em sua instituição
•    Desenvolver e implementar procedimentos operacionais padrão para o uso seguro de medicamentos, levando em consideração o risco de erro humano
•    Assegurar que haja pessoal suficiente para cobrir as necessidades de medicação dos pacientes
•    Proporcionar oportunidades para treinar profissionais de saúde sobre o uso seguro de medicamentos
•    Estabelecer um sistema de notificação e aprendizagem de incidentes de segurança do paciente, incluindo incidentes de segurança de medicamentos (erros de medicação e danos relacionados)
•    Criar uma cultura de segurança na qual os profissionais de saúde possam levantar questões de segurança relacionadas a medicamentos
•    Priorizar ações em áreas onde a maioria dos danos relacionados a medicamentos ocorre, como em situações de alto risco, transições de cuidados e polifarmácia
•    Implementar estratégias para reduzir o risco de erros de medicação, como dupla verificação, envolvimento do paciente e uso da tecnologia da informação para melhorar os processos

 

Público-alvo: Trabalhadores da saúde

Principais mensagens

•    Manter suas habilidades em práticas de medicação seguras atualizadas
•    Envolver os pacientes por meio da tomada de decisão compartilhada usando ferramentas como os 5 Momentos para a Segurança da Medicação e implementar ações relacionadas à campanha Conheça. Verifique. Pergunte. 
•    Fornecer informações claras e completas relacionadas à medicação a todos os membros da equipe clínica durante todo o processo de cuidado
•    Notificar incidentes de segurança de medicamentos, compartilhar e aplicar as lições aprendidas com sua equipe e pacientes quando possível
•    Estar atento às situações em que o risco de medicação é alto e garantir que as medidas de segurança sejam seguidas
•    Orientar novos membros de sua equipe sobre sistemas e práticas de medicação seguros

 

Público-alvo: Pacientes, famílias e público em geral

Principais mensagens

•    Quando lhe for prescrito um medicamento, verificar com seu profissional de saúde se você tem todas as informações necessárias para tomá-lo com segurança. Seguir as ações do Conheça. Verifique. Pergunte.
•    Manter uma lista atualizada de todos os medicamentos em uso, incluindo medicamentos tradicionais, e compartilhar com seus profissionais de saúde
•    Tomar seus medicamentos conforme recomendado pelo seu profissional de saúde
•    Usar a ferramenta 5 Momentos para a Segurança da Medicação para mantê-lo seguro enquanto estiver tomando seus medicamentos
•    Estar ciente dos potenciais efeitos colaterais de seus medicamentos
•    Armazenar seus medicamentos conforme indicado e verificar a data de validade regularmente
•    Esclarecer quaisquer preocupações sobre sua medicação com seu profissional de saúde