Uma prática de prevenção de quedas

Autor institucional: 
Hospital Samaritano

A iniciativa do Hospital Samaritano São Paulo é a experiência brasileira divulgada pelo Proqualis.

Hospital Samaritano de São Paulo desenvolve iniciativa de prevenção de quedas

O Hospital Samaritano tem a satisfação de contribuir com a missão do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (PROQUALIS), da Fiocruz, que está comprometido com a divulgação de iniciativas que visam à melhoria da segurança do paciente.

Em função do reconhecimento como hospital de excelência e da implementação de estratégias voltadas à segurança do paciente, o Hospital Samaritano participa do Portal Proqualis tornando públicas suas ações associadas à iniciativa de prevenção de queda do paciente.

Com 115 anos de atividades, o Samaritano destaca-se pela excelência e humanização no atendimento à saúde. Em 2004, foi acreditado pela Joint Commission International (JCI), tornando-se, na ocasião, o terceiro hospital geral do Brasil a ser reconhecido nacional e internacionalmente pela conformidade aos padrões de excelência e segurança para clientes e profissionais que atuam no Hospital.

Desde 2005, várias ações foram realizadas para a melhoria da segurança em vários processos assistenciais, como a constituição da comissão de prevenção de quedas, comissão de problemas relacionado à medicamentos, comissão de flebite, entre outras.

O processo de acreditação contribuiu muito para incentivar e orientar as iniciativas de prevenção de risco e oportunidades de melhorias. Foram desenvolvidas novas estratégias com a implantação de um programa de gerenciamento de riscos com abrangência institucional, para prevenção e gestão de eventos nos âmbitos: assistencial, ambiental, profissional e institucional.

Além do compromisso com a qualidade e segurança, o Hospital Samaritano investe em ações de responsabilidade social e na construção de um novo Complexo Hospitalar que ocupa o mesmo terreno da instituição, com inauguração prevista para 2010.

Acesse a página do Hospital Samaritano de São Paulo: http://www.samaritano.org.br/