Aplicação dos princípios de uma cultura justa e equitativa a um cenário estudantil

Jane Barnsteiner ; Joanne Disch ; Michelle Johnson ; Nancy Spector
Título original:
Applying Principles of a Fair and Just Culture to a Student Scenario
Resumo:

Resumo
Contexto: Este artigo analisa os esforços nacionais para promover culturas justas e equitativas nas escolas de enfermagem. É apresentado um cenário clínico da vida real em que um estudante de enfermagem cometeu um erro de medicação e o programa de enfermagem entrou em contato com o órgão regulador de enfermagem para obter orientações sobre como lidar com a situação.
Método: Foi usado um modelo explicativo para analisar as causas do erro. São feitos comentários sobre como a aplicação dos princípios de uma cultura justa e equitativa poderia melhorar o desempenho dos alunos e promover a cultura da escola para vir a refletir uma que fosse justa e equitativa.
Resultados: Uma cultura justa e equitativa requer o compromisso de todos os líderes e professores de uma escola de enfermagem. Gestores e professores devem reconhecer que os erros fazem parte do processo de aprendizagem, que os erros podem ser minimizados, mas não eliminados, e que é possível aprender com cada incidente para evitar ocorrências semelhantes no futuro.
Conclusão: Os líderes acadêmicos devem envolver professores, funcionários e alunos em um diálogo sobre os princípios de uma cultura justa e equitativa para desenvolver um plano de ação personalizado.

Resumo Original:

Abstract
Background: This article reviews national efforts toward promoting fair and just cultures in schools of nursing. A real-life vignette in which a nursing student made a medication error is presented, and the nursing program contacted the nursing regulatory body for advice on how to handle the situation.
Method: A framework was used to analyze the causes of the error. Commentary is offered regarding how applying the principles of a fair and just culture could improve student performance and advance the school's culture to reflect one that was fair and just.
Results: A fair and just culture requires a commitment of all leaders and faculty within a school of nursing. Administrators and faculty must recognize that errors are part of the learning process, that errors can be minimized but not eliminated, and that learning can occur from each incident to prevent similar occurrences in the future.
Conclusion: Academic leaders must engage faculty, staff, and students in a dialogue about the principles of a fair and just culture to develop a tailored plan of action. 
 

Fonte:
The Journal of Nursing Research ; 62(3): 139-145.; 2023. DOI: 10.3928/01484834-20230109-03..