Glossário
ACOs representam um modelo estadunidense de organização do cuidado, sendo compostas por grupos de médicos, hospitais e outros prestadores de serviços de saúde, que se juntam voluntariamente para proporcionar cuidado coordenado e de alta qualidade ao pacientes do Medicare. (http://innovation.cms.gov/initiatives/aco/)
Documento legal que permite ao individuo comunicar suas decisões sobre cuidado de final de vida para familiares, amigos e profissionais de saúde, na eventualidade de estar incapaz de tomar estas decisões por si próprio, como por exemplo, estar inconsciente ou em coma (National Cancer Institute (http://www.cancer.gov/cancertopics/factsheet/Support/advance-directives)
Pequeno número de intervenções (geralmente 3 a 5) baseadas em evidência destinadas a um determinado tipo de paciente num determinado ambiente de cuidado que quando implantadas conjuntamente podem trazer resultados significativamente melhores do que quando implantadas individualmente (Resar R, Griffin FA, Haraden C, Nolan TW. Using Care Bundles to Improve Health Care Quality . IHI Innovation Series white paper. Cambridge, Massachusetts: Institute for Healthcare Improvement; 2012).
Método estadunidense no qual, o pagamento aos prestadores de cuidado de saúde é feito com base no custo estimado e predeterminado de um conjunto de serviços recebidos pelo paciente durante um episódio de cuidado. O conjunto de servicços incluidos no pagamento podem ser definidos de diferentes formas, cobrindo períodos variáveis e incluindo um ou múltiplos prestadores de cuidado. A intenção deste método de pagamento é diminuir os gastos com saúde, melhorando ou mantendo a qualidade do atendimento. (Bundled Payment: Effects on Health Care Spending and Quality: Closing the Quality Gap: Revisiting the State of the Science. August 2012. Agency for Healthcare Research and Quality, Rockville, MD.http://www.ahrq.gov/research/findings/evidence-based-reports/gapbundtp.html)