Efeito de uma iniciativa de transferência de professores multiespecializados na cultura de segurança e qualidade das passagens de caso

Katie M Fitzgerald ; Taruna R Banerjee ; Amy J Starmer ; Gregory H Caplan ; Mohammed Alkuwari ; Debra F Hillier ; Anne M Stack
Título original:
Effect of a Multispecialty Faculty Handoff Initiative on Safety Culture and Handoff Quality
Resumo:

Resumo
As passagens de casos estruturadas nas transições de cuidados são componentes vitais da segurança do paciente. Uma pesquisa de cultura de segurança mostrou que “Transferências e transições do cuidado” estavam entre as dimensões de menor escore em nosso hospital. Procuramos melhorar as passagens de caso de médicos e os escores da cultura de segurança implementando uma comunicação padronizada de passagem de caso em várias divisões de um departamento pediátrico acadêmico.
Métodos: Usamos um modelo modificado de aprendizagem colaborativa para implementar um programa I-PASS, incluindo treinamento, processos padronizados de passagem de caso verbal, observação e feedback e sustentação. O local foi o Departamento de Pediatria (DoP) dentro de um hospital infantil acadêmico terciário englobando 13 divisões clínicas. O desfecho principal foi uma mudança no escore de "passagens de caso e transições" do médico da equipe do DoP na Pesquisa Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente da Agency for Healthcare Quality (AHRQ). As medidas do processo incluíram a duração da passagem de caso e a proporção de passagens de caso usando o mnemônico I-PASS completo.
Resultados: Quinhentos e sessenta e sete médicos de divisões clínicas participaram ao longo de 14 meses. Cem por cento dos médicos elegíveis concluíram um módulo introdutório de treinamento on-line do I-PASS. O escore de “passagens de caso e transições” melhorou de 46% para 54% de 2018 para 2020. De maio de 2019 a fevereiro de 2020, a proporção de passagens de caso observadas com todos os cinco elementos do mnemônico I-PASS melhorou de 62% para 100%, e a duração das passagens de caso por paciente não mudou.
Conclusões: Implementamos com sucesso um programa I-PASS em um departamento acadêmico de pediatria. O escore de “passagens de caso e transições” da cultura de segurança dos médicos da equipe do departamento melhorou. A adesão ao mnemônico I-PASS melhorou. A duração das passagens de caso não mudou durante o período do estudo

Resumo Original:

Abstract
Structured handoffs at transitions of care are vital components of patient safety. A safety culture survey showed that "handoffs and transitions" were among the lowest scoring dimensions at our hospital. We sought to improve physician handoffs and safety culture scores by implementing standardized handoff communication across multiple divisions of an academic pediatric department.
Methods: We used a modified learning collaborative model to implement an I-PASS program, including training, standardized verbal handoff processes, observation and feedback, and sustainment. The setting was the Department of Pediatrics (DoP) within a tertiary academic children's hospital encompassing 13 clinical divisions. The primary outcome was a change in the DoP staff physician "handoffs and transitions" score on the Agency for Healthcare Quality (AHRQ) Hospital Survey on Patient Safety Culture. Process measures included handoff duration and proportion of handoffs using the complete I-PASS mnemonic.
Results: Five hundred sixty-seven physicians from clinical divisions participated over 14 months. One hundred percent of eligible physicians completed an introductory online I-PASS training module. The "handoffs and transitions" score improved from 46% to 54% from 2018 to 2020. From May 2019 to February 2020, the proportion of observed handoffs with all five elements of the I-PASS mnemonic improved from 62% to 100%, and the duration of handoffs per patient did not change.
Conclusions: We successfully implemented an I-PASS program across an academic department of pediatrics. The departmental staff physician safety culture "handoff and transitions" score improved. The adherence to the I-PASS mnemonic improved. The duration of handoffs did not change over the study period
 

Fonte:
Pediatric quality & safety ; 7(2): e539; 2023. DOI: 10.1097/pq9.0000000000000539.