Nível de conscientização sobre cultura de segurança do paciente entre os profissionais de saúde

Taghreed Albaalharith ; Ashraf A'aqoulah
Título original:
Level of Patient Safety Culture Awareness Among Healthcare Workers
Resumo:

Contexto: A segurança do paciente é uma grande preocupação em todos os níveis do sistema de saúde, tendo como objetivo principal a redução dos riscos do paciente durante a prestação de cuidados. O Reino da Arábia Saudita fez grandes progressos na melhoria da saúde dos seus cidadãos nas últimas décadas, principalmente em termos de segurança do paciente. Atualmente, muitas instituições de saúde em todo o mundo estão interessadas em implementar uma cultura de segurança para reduzir o risco de danos e o número de acidentes associados ao tratamento de rotina.
Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar o nível de conscientização sobre a cultura de segurança do paciente entre os prestadores de cuidados de saúde em hospitais em Riad, Arábia Saudita.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo, que utilizou o questionário de cultura de segurança do paciente da Agency for Healthcare Research and Quality. A pesquisa foi realizada on-line e respondida por 204 profissionais da área de saúde de três ambientes hospitalares distintos em Riad, Arábia Saudita: hospitais governamentais, quase governamentais e privados.
Resultados: Os resultados mostraram um baixo nível de conscientização sobre a cultura de segurança do paciente entre os profissionais de saúde nas dez dimensões da segurança do paciente. O escore médio foi de 2,24 de 5, e o desvio-padrão foi de 0,50. Os participantes atribuíram os maiores escores médios à Aprendizagem organizacional e melhoria contínua (média: 2,48, desvio-padrão: 0,66), à Comunicação sobre erro (média: 2,44, desvio-padrão: 0,70) e ao Trabalho em equipe (média: 2,40, desvio-padrão: 0,64). Curiosamente, os escores para supervisores hospitalares e cargos gerenciais são significativos em comparação com outras posições clínicas (p-valor = 0,047). Além disso, a classificação de segurança do paciente e o número de eventos relatados foram significativamente relacionados ao nível geral de conscientização (p-valor <0,001), (p-valor = 0,042), respectivamente.
Conclusão: Nos hospitais de Riad, a conscientização geral sobre a segurança do paciente é baixa, exigindo atenção adequada e soluções eficazes, como o incentivo à notificação de erros, a implementação de reuniões de segurança e de rondas de líderes nos hospitais e o estabelecimento de uma cultura de segurança do paciente. A alta direção e os gestores de saúde são incentivados a desenvolver culturas de segurança que promovam confiança e justiça, permitindo que os profissionais sejam sinceros sobre seus erros e falhas sem retaliação. Além disso, essa cultura de segurança deve ser definida pelas seguintes qualidades: cultura justa, cultura de aprendizagem e cultura de notificação.
Palavras-chave: Arábia Saudita; conscientização entre os profissionais de saúde; hospital; cultura de segurança do paciente.

 

Resumo Original:

Background: Patient safety is a major concern at all levels of the healthcare system, with the primary objective of reducing patient hazards when providing care. The Kingdom of Saudi Arabia has made great progress in improving the health of its citizens over the last few decades, particularly in terms of patient safety. Currently, many health-care institutions throughout the world are interested in implementing a safety culture to lower the risk of harm and the number of accidents associated with routine treatment.
Purpose: This study aims to assess the level of awareness concerning patient safety culture among health-care providers in hospitals in Riyadh, Saudi Arabia.
Methods: This is a descriptive cross-sectional quantitative study that used the Agency for Healthcare Research and Quality's patient safety culture questionnaire. The survey was conducted online and was completed by 204 health-care employees from three distinct hospital settings in Riyadh, Saudi Arabia: government, quasi-government, and private hospitals.
Results: The results showed a low level of patient safety culture awareness among health-care workers in the 10 dimensions of patient safety. The mean score was 2.24 out of 5 and the standard deviation was 0.50. Participants assigned the highest mean scores to Organisational Learning and Continuous Improvement (Mean: 2.48, Standard deviation: 0.66), Communication About Error (Mean: 2.44, Standard deviation: 0.70), and Teamwork (Mean: 2.40, Standard deviation: 0.64). Interestingly, the scores for hospital supervisor and managerial positions are significant compared to other clinical positions (p-value = 0.047). Moreover, the patient safety rating and the number of reported events were significantly related to the overall level of awareness (p-value <0.001), (p-value = 0.042), respectively.
Conclusion: In Riyadh hospitals, overall patient safety awareness is low, necessitating adequate attention and effective solutions such as encouraging reporting errors, implementing safety huddles and leadership walkarounds, and establishing a patient safety culture. Health-care executives and managers are encouraged to develop safety cultures that promote trust and justice, allowing employees to be candid about their mistakes and failings without retaliation. Moreover, this safety culture should be defined by the following qualities: a just culture, a learning culture, and a reporting culture.
Keywords: Saudi Arabia; awareness among healthcare; hospital; patient safety culture.
 

Fonte:
Journal of Multidisciplinary Healthcare ; 16(2): 321-332; 2023. DOI: 10.2147/JMDH.S376623. .