Porcentagem de medicamentos para terapia intermitente prescritos de maneira segura
Processo
Uso seguro e efetivo
Número de medicamentos para terapia intermitente prescritos de maneira segura.
Número de medicamentos para terapia intermitente na amostra.
Terapia intermitente:
Se refere a medicamentos destinados à administração em intervalos regulares, mas não diariamente. Para os objetivos deste indicador, isso se refere ao metotrexato oral e ao fentanil transdérmico. Outros medicamentos podem ser incluídos, de acordo ao perfil do hospital.
Prescritos de maneira segura:
Significa que o dia ou os dias da semana em que o medicamento deve ser administrado estão expressos na prescrição (por exemplo, quarta-feira) e que os dias da semana nos quais o medicamento não deve ser administrado estão riscados na folha de prescrição.
Os sistemas de monitoramento de incidentes australianos e internacionais continuam a notificar desfechos adversos que envolvem a administração diária de metotrexato oral quando a intenção era uma dose semanal. Alguns casos resultaram em óbitos (ISMP, 2007). Da mesma forma, desfechos adversos ocorreram quando adesivos de fentanil foram administrados a cada 24 horas quando a intenção era administrar uma dose a cada 72 horas.
Este indicador avalia a efetividade de processos que estimulam a comunicação clara e unívoca de prescrições de medicamentos.
Coleta de dados para monitoramento local: amostra - amostragem aleatória de pacientes que receberam metotrexato oral ou adesivos de fentanil. Os pacientes podem ser identificados a partir dos registros de fornecimento da farmácia e/ou de registros de medicamentos controlados. Aleatória significa que todos os pacientes têm probabilidade igual de serem incluídos na avaliação. Devem ser incluídos pacientes adultos, pediátricos e neonatais.
O tamanho recomendado da amostra é de trinta pacientes que receberam terapia intermitente durante o período de um mês (ou todos os pacientes, caso sejam identificados menos de 30 pacientes). A coleta de uma amostra maior, quando possível, irá aumentar a sensibilidade dos dados.
A metodologia recomendada é a revisão de prontuário.
Este indicador pode ser adequado para a comparação entre hospitais. Neste caso, as definições, métodos de amostragem e diretrizes de auditoria e notificação devem ser acordados previamente, consultando-se a agência coordenadora.
Este indicador não avalia a prescrição segura de outros medicamentos orais que possam ser administrados de maneira intermitente nem a administração intermitente de medicamentos intramusculares ou intravenosos.
Prontuários dos pacientes (prescrição de medicamentos)
1. Indicators for Quality Use of Medicines in Australian Hospitals: NSW Therapeutic Advisory Group, 2007. [capturado 06 fev. 2009]. Disponível em: http://www.cec.health.nsw.gov.au/moreinfo/PIMS_QUM.html#moi
2. ISMP Medication Safety Alert! Methotrexate overdose due to inadvertent administration daily instead of weekly. Vol. 2007: Institute for Safe Medication Practices, 2002.
3. Medication Safety Self Assessment for Australian Hospitals: Institute for Safe Medication Practices (Adapted for Australian use by the NSW Therapeutic Advisory Group and the Clinical Excellence Commission), 2007.