Campanha Adeus Bacteremias (Campaña "Adiós Bacteriemias")

Consórcio Latino-americano lança campanha para prevenir taxa de bacteremia associada a cateter venoso central   

A Campanha "Adiós Bacteriemias" (Adeus Bacteremias), promovida pelo Consórcio Latino-americano de Inovação, Qualidade e Segurança em Saúde (CLICSS) e lançada em 28 de setembro de 2012, fechou seu primeiro ciclo no dia 30 de setembro de 2013.

Este ciclo foi concebido para reduzir em 50% a taxa de Bacteremia Associada a Cateter Venoso Central (BACVC) em unidades de terapia intensiva na América Latina. Os CLICSS e suas organizações membros * , através do Grupo Operacional da Campanha, realizaram 18 sessões virtuais de aprendizagem voltadas para a implementação de intervenções baseadas em evidências que visavam reduzir a incidência de BACVC. Esta primeira fase envolveu 40 unidades de terapia intensiva, das quais 31 apresentaram dados mensalmente. Essas 40 unidades representam 486 leitos de terapia intensiva de um total de 3.184 leitos hospitalares. Os resultados mostram uma redução de 56 % na taxa de bacteremia durante a campanha. Esta redução representa um impacto potencial de 336 episódios de BACVC prevenidos, 2.352 dias de internação, a economia de um valor estimado de 3,4 milhões dólares americanos e 84 vidas salvas.

O CLICSS convida todas as unidades de terapia intensiva da América Latina, assim como as unidades da primeira fase do ciclo, a participarem da segunda etapa da campanha: "Adeus bacteremias: Aumentando o impacto".

A segunda fase dessa campanha será realizada no dia 12 de novembro de 2013, às 17h (horário de Madri), ou seja, às 22h (horário de Brasília) via WebEx. A senha para o evento é CLICSS. Acesse por este link: https://fadq.webex.com/mw0307l/mywebex/default.do?siteurl=fadq

Saiba mais sobre a Campanha "Adiós Bacteriemias" aqui (site em espanhol).

* As organizações membros do CLICSS são o Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria, Instituto Universitario Avedis Donabedian, o Institute for Healthcare Improvement e a Organización para la Excelencia en Salud y la University Research Co.