“Cometi um erro!”: uma análise narrativa de histórias de erros evitáveis cometidos por médicos experientes

Sujane Kandasamy ; Meredith Vanstone ; Eamon Colvin ; Teresa Chan ; Jonathan Sherbino ; Sandra Monteiro
Título original:
"I made a mistake!": A narrative analysis of experienced physicians' stories of preventable error
Resumo:

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A complexidade dos sistemas de saúde torna inevitável a ocorrência de erros. A fim de fortalecer o diálogo sobre como os médicos vivenciam e compartilham os erros no cuidado de saúde, este estudo procurou entender as formas como os médicos generalistas conseguem extrair sentido e crescer a partir de seus erros. MÉTODOS: Este estudo utilizou uma abordagem de inquérito narrativo para conduzir e analisar entrevistas em profundidade com 26 médicos generalistas de medicina interna, medicina de família e emergencistas. Reunimos histórias através de entrevistas individuais, analisando-as para extrair os seus componentes-chave e reescrever uma “meta-história” em uma sequência cronológica. Conceitualizamos os achados de forma metafórica para identificar semelhanças, aprender e aplicar novos princípios extraídos de outras áreas da prática. RESULTADOS: Através da análise, interpretamos a história de um médico que precisa tomar muitas decisões em um curto período em diferentes ambientes clínicos, lidar com a família do paciente e, ao mesmo tempo, respeitar as regras e normas existentes. Pelo compartilhamento de histórias de sucesso e fracasso, o supervisor clínico pode ajudar a otimizar o crescimento emocional e o desenvolvimento profissional do médico. Da mesma forma, compartilhando histórias e aprendendo com elas, os colegas e profissionais em formação também podem contribuir para o crescimento do caráter de protagonista e para o desenvolvimento da clínica, do hospital e do sistema de saúde. CONCLUSÃO: Traçamos paralelos entre o ambiente clínico e as experiências de um médico generalista com erros no cuidado de saúde e o ambiente e as práticas do mundo dos esportes profissionais. Usando esta comparação, discutimos o potencial de sistemas de coaching na educação médica.
 

Resumo Original:

"I made a mistake!": A narrative analysis of experienced physicians' stories of preventable error

RATIONALE, AIMS, AND OBJECTIVES: The complexity of healthcare systems makes errors unavoidable. To strengthen the dialogue around how physicians experience and share medical errors, the objective of this study was to understand how generalist physicians make meaning of and grow from their medical errors. METHODS: This study used a narrative inquiry approach to conduct and analyse in-depth interviews from 26 physicians from the generalist specialties of emergency, internal, and family medicine. We gathered stories via individual interview, analysed them for key components, and rewrote a "meta-story" in a chronological sequence. We conceptualized the findings into a metaphor to draw similarities, learn from, and apply new principles from other fields of practice. RESULTS: Through analysis we interpreted the story of a physician who is required to make numerous decisions in a short period of time in different clinical environments among the patient's family and whilst abiding by existing rules and regulations. Through sharing stories of success and failure, the clinical supervisor can help optimize the physician's emotional growth and professional development. Similarly, through sharing and learning from stories, colleagues and trainees can also contribute to the growth of the protagonist's character and the development of clinic, hospital, and healthcare system. CONCLUSION: We draw parallels between the clinical setting and a generalist physician's experiences of a medical error with the environment and practices within professional sports. Using this comparison, we discuss the potential for meaningful coaching in medical education.

Fonte:
Journal of Evaluation in Clinical Practice ; 27(2): 236-245; 2021. DOI: 10.1111/jep.13531. Epub 2021 Jan 5..