Sobre o Proqualis

O Proqualis foi criado em 2009 como Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, por iniciativa do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), a partir de um financiamento da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Desde sua implantação, está voltado para a produção e disseminação de informações e tecnologias em qualidade e segurança do paciente. Tem como objetivo central ser uma fonte permanente de consulta e atualização para os profissionais de saúde e gestores por meio da divulgação de conteúdos técnico-científicos selecionados a partir da relevância, qualidade e atualidade.

Para cumprir sua missão essencial de contribuir com o aperfeiçoamento das práticas de saúde, o Proqualis tem como principal estratégia o seu portal: proqualis.fiocruz.br. Pouco a pouco, foi ampliando suas atividades, de forma a incorporar a realização de cursos presenciais e on-line (desde 2012), de processos de cooperação técnica (desde 2013), de webinares sobre temas relevantes para a qualidade do cuidado e segurança do paciente (desde 2016) e de pesquisas (desde 2020).

Ao longo dos seus 15 anos de existência, o Proqualis vem identificando, selecionando e disseminando conteúdos de fontes diversas, além de produzir materiais próprios, como aulas, entrevistas, vídeos, resenhas, notícias, entre outros. O conjunto dessa produção está disponível em acesso aberto no portal e é também divulgado em redes sociais. O Portal Proqualis está organizado em grandes páginas e subpáginas, que expressam as questões mais relevantes para que o cuidado em saúde possa ser oferecido de forma segura, efetiva e centrada no paciente. Atualmente, o portal conta com 24 subpáginas. O portal possui também um mecanismo de busca, que permite alcançar todos os conteúdos publicados nestes 15 anos. A busca está estruturada por tipos de conteúdo, seções do portal, assuntos e até mesmo por revistas científicas onde esses conteúdos foram publicados originalmente.

Nesse período, o Portal Proqualis já somou mais de 5,6 milhões de visualizações e mais de 2,2 milhões de usuários, o que reflete sua relevância como fonte de informações para os profissionais de saúde e gestores. Como forma de ampliar esse alcance, o Proqualis vem fortalecendo sua atuação nas redes sociais. Hoje, está presente no Instagram (@proqualisfiocruz), Facebook (página Proqualis – Fiocruz e grupo Rede Proqualis – Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente), Twitter (@proqualis), LinkedIn (Proqualis Fiocruz) e YouTube (@Proqualis). Essas páginas somam juntas mais de 33 mil seguidores.

O trabalho em rede é uma característica essencial do Proqualis. Nesse sentido, as páginas e subpáginas foram concretizadas, de modo geral, por meio de parcerias com hospitais brasileiros de excelência na gestão hospitalar, públicos e privados, ou com pesquisadores brasileiros e internacionais. Foram estabelecidas também parcerias e colaborações com outras instituições brasileiras e internacionais, como a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Um exemplo desse trabalho colaborativo foi a tradução e adaptação do vídeo da OMS ‘Aprendendo com erros’ e do livreto sobre organização de oficinas de segurança da OMS. Também tem feito parte da atuação do Proqualis a tradução regular de material publicado pela The Health Foundation, assim como acertada cooperação para divulgação dos materiais do e-Portuguese e da Parceria Africana para a Segurança do Paciente (APPS), ambos vinculados à OMS.

Nestes 15 anos, o trabalho em rede com pesquisadores e instituições permitiu ao Proqualis atender ao chamado do Ministério da Saúde para contribuir na elaboração da Portaria 529, de 1 de abril de 2013, que lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Como representantes da Fiocruz no Comitê de Implementação do PNSP, foram indicados Walter Mendes, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e colaborador do Proqualis, e Victor Grabois, professor da ENSP/Fiocruz e coordenador executivo do Proqualis. Temos contribuído de modo decisivo com o PNSP, reunindo membros e colaboradores para a elaboração dos protocolos de práticas seguras nos temas inicialmente focados pelo Programa: prevenção de úlcera (ou lesão) por pressão, cirurgia segura, identificação do paciente e prevenção de quedas. Como parte da estratégia de implementação do PNSP, o Proqualis elaborou três vídeos, relativos aos protocolos de higienização das mãos, prevenção de lesão por pressão e cirurgia segura

Além disso, desde 2012, o Proqualis participa, direta ou indiretamente, de iniciativas de formação profissional em Segurança do Paciente, como: o Curso sobre Investigação em Segurança do Paciente, em cooperação com a OMS; as várias versões dos Cursos de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, liderados por Walter Mendes na ENSP/Fiocruz; e, mais recentemente, cursos em EAD, em cooperação com a Frente Nacional em Defesa das ILPIs, e um curso on-line para as unidades assistenciais da ENSP/Fiocruz.

Ainda em suas frentes de atuação, o Proqualis realiza, de forma sistemática desde 2016, webinares sobre práticas de segurança do paciente, sobre desafios em grandes áreas de cuidado, como pediatria, saúde mental, saúde do idoso, entre outras, e sobre temas na fronteira do conhecimento sobre a qualidade do cuidado e segurança do paciente. Os webinares e vídeos produzidos pelo Proqualis já alcançaram mais de 1,4 milhão de visualizações, com audiência em todos os estados brasileiros. 

Em 2020, o Proqualis identificou a necessidade premente de direcionar suas ações para a Covid-19 e contribuir para o enfrentamento da pandemia. Nesse sentido, temos desenvolvido, desde fevereiro daquele ano, quando surgiu o primeiro caso da doença no Brasil, uma diversidade de iniciativas voltadas para a produção e divulgação de evidências científicas relacionadas ao tema da Covid-19 e da qualidade e segurança do cuidado em saúde, com o objetivo de auxiliar, sobretudo, os profissionais da saúde, mas também a população em geral. Entre essas iniciativas, destacam-se: a criação de uma subpágina no portal para reunir os materiais relacionados à Covid-19 selecionados ou produzidos pela equipe do Proqualis; a elaboração e divulgação de produtos audiovisuais, como entrevistas e vídeos educativos; a realização de eventos de conteúdo científico, como webinares; e a produção de materiais didáticos, como aulas e um curso autoinstrucional a distância. Para essas produções, o Proqualis manteve estreita colaboração com o Observatório Covid-19 da Fiocruz e contou tanto com parceiros internos, como a VideoSaúde Distribuidora e o Campus Virtual, ambos da Fiocruz, quanto externos. Os produtos audiovisuais também estão disponíveis no canal do Proqualis no YouTube.

Além dos webinares, foi realizado, em setembro de 2020, em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, o seminário ‘Desafios e lições da Covid-19 para a segurança do paciente e do trabalhador da saúde’, em parceria com o Observatório Covid-19 da Fiocruz.

Ainda em 2020, o Proqualis iniciou sua atuação na área da pesquisa científica. Compreendendo a importância dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia e os altos riscos dessa participação, o Proqualis realizou a pesquisa qualiquantitativa ‘Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19)’, de abrangência nacional. O estudo avaliou a segurança dos profissionais de saúde durante o combate à pandemia nos estabelecimentos de saúde, tanto na perspectiva dos próprios profissionais quanto na dos gestores das instituições, e deu origem a um artigo aceito para publicação na Revista Trabalho, Educação e Saúde

Durante a pandemia, o Proqualis também desenvolveu outras ações voltadas para a pesquisa e o ensino, como: a elaboração do relatório ‘Recomendações para a organização de Centros de Isolamento Assistido Covid-19’ e de uma nota técnica sobre o diagnóstico laboratorial da Covid-19 no Brasil, ambos publicados no portal da Fiocruz; e a produção e disponibilização no Portal Proqualis de 16 aulas sobre temas relacionados à Covid-19.

Dando seguimento à sua atuação na área da pesquisa, o Proqualis participou, em 2023, da pesquisa ‘Barreiras e facilitadores para a avaliação de cultura de segurança do paciente em hospitais brasileiros: um estudo qualitativo’, em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Esse cenário configura o Proqualis como importante referência no sistema de saúde brasileiro para a busca de conteúdo voltado à qualidade do cuidado e segurança do paciente, com informações atuais, relevantes, de qualidade e sintonizadas com os desafios de gestores e profissionais para oferecer um cuidado mais seguro e implementar as diretrizes do PNSP.

Em 2023, o Proqualis se transferiu para o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP/Fiocruz, com grande expectativa de ampliar o trabalho em rede e a interdisciplinaridade tão necessários para o fortalecimento da qualidade do cuidado e da segurança do paciente. Na ENSP/Fiocruz, o Proqualis passou a ser definido como um Programa Institucional, por meio da Portaria n.o 59, de 28 de novembro de 2023, com o claro reconhecimento da relevância de seu trabalho e da necessidade de sua incorporação para o cumprimento das missões da Fiocruz.

Também em 2023, o Proqualis começou a atuar em uma nova frente, coordenando a criação e o desenvolvimento da Comunidade de Práticas de Qualidade em Saúde, Segurança do Paciente e Atenção Especializada (QSAE) na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. Trata-se de um espaço interativo de construção e intercâmbio de experiências e conhecimento voltado para a curadoria e divulgação de práticas desenvolvidas por trabalhadores e gestores da saúde nos diversos territórios do Brasil no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de fortalecer as diversas dimensões da qualidade em saúde, com foco, mas não exclusivo, na segurança do paciente e na atenção especializada.

Nos próximos anos, o Proqualis terá grandes desafios a enfrentar, o que implicará o aumento do seu escopo de atuação e das atividades de identificação, produção e disseminação de conteúdos, por meio da ampliação das redes colaborativas e da comunicabilidade do portal com seus usuários, sejam eles profissionais e gestores de saúde, sejam pacientes, familiares, cuidadores e a população em geral.