Administração de medicamentos por estudantes de enfermagem: um foco na higiene das mãos e na identificação do paciente

Ginger Schroers ; Jenny O'Rourke
Título original:
Nursing Students' Medication Administration: A Focus on Hand Hygiene and Patient Identification
Resumo:

Resumo
CONTEXTO:
As falhas de procedimento durante a administração da medicação incluem a falta de higiene adequada das mãos e a falha em verificar previamente a identificação do paciente. Falhas de procedimento são comuns entre enfermeiros e estudantes de enfermagem e podem causar sérios danos ao paciente.
MÉTODO:
Um desenho de pesquisa transversal descritiva foi usado para coletar dados observacionais de uma experiência baseada em simulação de um cenário de administração de medicamentos.
RESULTADOS:
Trinta e cinco estudantes seniores de enfermagem de duas universidades geograficamente distantes nos Estados Unidos participaram do estudo. Todos os participantes cometeram pelo menos uma falha de procedimento durante a experiência simulada. O percentual de adesão à higienização das mãos foi de 40,3% e de adesão à identificação do paciente de 43,8%.
CONCLUSÃO:
Os alunos muitas vezes não cumpriram as diretrizes de segurança de administração de medicamentos. Os programas de enfermagem devem fazer mudanças nos métodos usados para ensinar a administração segura de medicamentos a fim de preparar os alunos para essa habilidade crítica.
 

Resumo Original:

Abstract
BACKGROUND:
Procedural failures during medication administration include a lack of appropriate hand hygiene and failure to verify patient identification prior to administration of medication. Procedural failures are common among nurses and nursing students and can lead to serious patient harm.
METHOD:
A descriptive cross-sectional research design was used to collect observational data from a simulation-based experience of a medication administration scenario.
RESULTS:
Thirty-five senior baccalaureate nursing students from two geographically distant universities in the United States participated in the study. All of the participants made at least one procedural failure during the simulated experience. Hand hygiene compliance was 40.3%, and patient identification compliance was 43.8%.
CONCLUSION:
Students often failed to comply with medication administration safety guidelines. Nursing programs must make changes to the methods used to teach safe medication administration to prepare students for this critical skill.
 

Fonte:
The Journal of nursing education ; 117-127; 2024. DOI: 10.1097/PTS.0000000000001074.