Aplicação da análise de importância-desempenho à cultura de segurança do paciente

LEE, Y. C. ; WU, H. H. ; HSIEH, W. L. ; WENG, S. J. ; HSIEH, L. P. ; HUANG, C. H.
Título original:
Applying importance-performance analysis to patient safety culture
Resumo:

Objetivo: O questionário de atitudes de segurança (SAQ, na sigla em inglês) de Sexton et al. (2006) tem sido amplamente utilizado para avaliar as atitudes dos profissionais de saúde em relação à segurança do paciente nas organizações de saúde. No entanto, poucos estudos até o momento discutem as percepções tanto da equipe de profissionais como da alta gerência sobre a segurança do paciente. O objetivo deste artigo é aprimorar e desenvolver estratégias melhores de segurança do paciente nas organizações de saúde.

Desenho/metodologia/abordagem: Utilizamos a versão chinesa do SAQ, baseada na Taiwan Joint Comission on Hospital Accreditation, para avaliar as percepções da equipe de profissionais de um hospital. Este estudo aplica as técnicas da análise de importância-desempenho para identificar os principais pontos fortes e fracos da cultura de segurança.

Resultados: Os resultados mostram que o clima de trabalho em equipe, o clima de segurança, a satisfação no trabalho, o reconhecimento do estresse e as condições de trabalho são os principais pontos fortes que devem ser preservados para proporcionar uma melhor cultura de segurança do paciente. Por outro lado, as percepções sobre a administração hospitalar, as passagens de caso e as transições de cuidado são pontos fracos importantes que devem ser melhorados imediatamente.

Limitações/implicações: As limitações desta pesquisa estão ligadas à capacidade de generalizar seus resultados. A avaliação da cultura da segurança do paciente foi feita junto a médicos e enfermeiros. Seria interessante adicionalmente avaliar as opiniões de outros profissionais (por exemplo, técnicos, farmacêuticos e outros) sobre a cultura de segurança do paciente no hospital.

Originalidade/valor: Poucos estudos avaliam claramente as percepções dos administradores de organizações de saúde sobre a cultura de segurança do paciente. Os gestores do cuidado de saúde poderão tomar medidas mais eficazes para melhorar a segurança do paciente se investigarem  características-chave ( pontos fortes ou fracos) das organizações de saúde.

Resumo Original:

Purpose: The Sexton et al.'s (2006) safety attitudes questionnaire (SAQ) has been widely used to assess staff's attitudes towards patient safety in healthcare organizations. However, to date there have been few studies that discuss the perceptions of patient safety both from hospital staff and upper management. The purpose of this paper is to improve and to develop better strategies regarding patient safety in healthcare organizations.

Design/Methodology/Approach: The Chinese version of SAQ based on the Taiwan Joint Commission on Hospital Accreditation is used to evaluate the perceptions of hospital staff. The current study then lies in applying importance-performance analysis technique to identify the major strengths and weaknesses of the safety culture.

Findings: The results show that teamwork climate, safety climate, job satisfaction, stress recognition and working conditions are major strengths and should be maintained in order to provide a better patient safety culture. On the contrary, perceptions of management and hospital handoffs and transitions are important weaknesses and should be improved immediately. Research limitations/implications - The research is restricted in generalizability. The assessment of hospital staff in patient safety culture is physicians and registered nurses. It would be interesting to further evaluate other staff's (e.g. technicians, pharmacists and others) opinions regarding patient safety culture in the hospital.

Originality/Value: Few studies have clearly evaluated the perceptions of healthcare organization management regarding patient safety culture. Healthcare managers enable to take more effective actions to improve the level of patient safety by investigating key characteristics (either strengths or weaknesses) that healthcare organizations should focus on.

Keywords: Hospital staff; Importance-performance analysis; Patient safety; Perceptions; Quality healthcare; Safety attitudes questionnaire

Fonte:
International journal of health care quality assurance ; 28(8): 826-840; 2015. DOI: 10.1108/IJHCQA-03-2015-0039.
DECS:
atitude do pessoal de saúde, meio ambiente, processos grupais, relações interpessoais, satisfação no emprego, gestão da segurança, cultara organizacional, estresse psicologico