Aplicação e avaliação de um curso de treinamento multimodal sobre o fenômeno da segunda vítima em uma rede de pesquisadores europeus: um estudo de métodos mistos

Eva van Baarle ; Laura Hartman ; Sven Rooijakkers ; Iris Wallenburg ; Jan-Willem Weenink ; Roland Bal ; Guy Widdershoven
Título original:
Application and Evaluation of a Multimodal Training on the Second Victim Phenomenon at the European Researchers' Network Working on Second Victims Training School: Mixed Methods Study
Resumo:

Contexto: Os profissionais da saúde são frequentemente afetados por situações angustiantes ao atenderem pacientes, podendo vivenciar o fenômeno da segunda vítima (FSV). O treinamento, a conscientização e a adoção de respostas adequadas diante do FSV podem melhorar o bem-estar dos profissionais da saúde e, em última instância, melhorar a qualidade do cuidado e a segurança do paciente. Objetivo: Este estudo visa descrever e avaliar um curso de treinamento multimodal organizado pela European Researchers' Network Working on Second Victims (Rede Europeia de Pesquisadores sobre Segundas Vítimas), com o objetivo de promover o conhecimento e a conscientização sobre o FSV e os programas ligados ao tema. Métodos: Implementamos um programa de treinamento multimodal, seguindo uma abordagem iterativa baseada em um processo de melhoria contínua da qualidade, a fim de aprimorar a metodologia e os materiais do programa ao longo de dois anos. Realizamos inquéritos on-line e entrevistas em grupo para avaliar o escopo e o design do curso, os materiais de autoaprendizagem e as atividades presenciais. Resultados: Dos 42 candidatos aceitos, 38 (90%) participaram das duas edições do programa. Na segunda edição, o nível de satisfação dos participantes aumentou, especialmente depois de termos ajustado o tempo destinado à discussão de estudos de caso (p<0,001). Após o treinamento multimodal, os participantes afirmaram ter maior conscientização e compreensão sobre o FSV, as intervenções de apoio e seu impacto no cuidado de saúde. Os principais pontos fortes do programa foram a abordagem interdisciplinar, o contato com múltiplas culturas, a diversidade dos materiais de aprendizagem e o compromisso dos formadores e da equipe organizadora. Conclusões: Este treinamento multimodal é adequado para diferentes interessados na área da saúde, incluindo profissionais clínicos, administradores, profissionais responsáveis pela segurança do paciente e qualidade do cuidado, acadêmicos, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, independentemente de sua experiência prévia com o FSV. Além disso, o estudo representa um esforço pioneiro para elucidar os materiais e a metodologia essenciais para expandir esta abordagem de treinamento a contextos semelhantes.
 

Resumo Original:

BACKGROUND: Health care workers (HCWs) are often impacted by distressing situations during patient care and can experience the second victim phenomenon (SVP). Addressing an adequate response, training, and increasing awareness of the SVP can increase HCWs' well-being and ultimately improve the quality of care and patient safety. OBJECTIVE: This study aims to describe and evaluate a multimodal training organized by the European Researchers' Network Working on Second Victims to increase knowledge and overall awareness of SVP and second victim programs. METHODS: We implemented a multimodal training program, following an iterative approach based on a continuous quality improvement process, to enhance the methodology and materials of the training program over the duration of 2 years. We conducted web-based surveys and group interviews to evaluate the scope and design of the training, self-directed learning materials, and face-to-face activities. RESULTS: Out of 42 accepted candidates, 38 (90%) participants attended the 2 editions of the Training School program. In the second edition, the level of participants' satisfaction increased, particularly when adjusting the allocated time for the case studies' discussion (P<.001). After the multimodal training, participants stated that they had a better awareness and understanding of the SVP, support interventions, and its impact on health care. The main strengths of this Training School were the interdisciplinary approach as well as the contact with multiple cultures, the diversity of learning materials, and the commitment of the trainers and organizing team. CONCLUSIONS: This multimodal training is suitable for different stakeholders of the health care community, including HCWs, clinical managers, patient safety and quality-of-care teams, academicians, researchers, and postgraduate students, regardless of their prior experience with SVP. Furthermore, this study represents a pioneering effort in elucidating the materials and methodology essential for extending this training approach to similar contexts.
 

Fonte: