Apoio entre pares: como os profissionais de saúde podem apoiar uns aos outros após a ocorrência de eventos adversos no cuidado de saúde

VAN PELT, F.
Título original:
Peer support: healthcare professionals supporting each other after adverse medical events
Resumo:

O movimento de segurança do paciente no cuidado de saúde está começando a reconhecer abertamente a necessidade de apoiar o lado humano dos eventos adversos, em conjunto com iniciativas de melhoria baseadas em evidências. Embora existam relatos esporádicos do impacto emocional dos eventos adversos sobre os profissionais de saúde na literatura médica, há poucos estudos sobre a implementação de serviços de apoio para os casos em que tais eventos acontecem. Este artigo descreve um evento adverso no qual a comunicação aberta e um pedido de desculpas catalisaram o desenvolvimento e a implementação de um serviço estruturado de apoio entre pares para os profissionais de saúde do Brigham and Women's Hospital após a ocorrência de eventos adversos. O Serviço de Apoio entre Pares [Peer Support Service] contorna os estigmas que limitam a utilização de serviços de apoio formais e oferece aos profissionais de saúde um ambiente seguro, onde podem compartilhar o impacto emocional dos eventos adversos, servindo também como uma base para a comunicação aberta e para a renovação da compaixão no ambiente de trabalho. À medida que a dimensão dos fatores de estresse que afetam os profissionais de saúde vai sendo revelada, o Serviço de Apoio entre Pares passa a ser reconhecido como um serviço vital para todo o hospital. Além disso, parece representar um importante salto à frente nas áreas críticas da segurança do paciente e da qualidade do cuidado de saúde.

Resumo Original:

The patient safety movement in healthcare is beginning to openly acknowledge the need to support the human side of adverse medical events in conjunction with evidence-based improvement initiatives. While medical literature has sporadically reported on the emotional impact of adverse events on healthcare professionals, little has been documented on the implementation of support services following these events. This article describes an adverse medical event where open communication and apology catalysed the development and implementation of a structured peer support service for care providers at the Brigham and Women's Hospital following adverse events. The Peer Support Service bypasses the stigmas that limit the utilisation of formal support services and offers care providers a safe environment to share the emotional impact of adverse events while serving as a foundation for open communication and a renewal of compassion in the workplace. As the breadth of stressors impacting healthcare professionals is revealed, the Peer Support Service is being recognised as a vital hospital-wide service. It also appears to offer an important leap forward in the critical areas of patient safety and quality of care.

Fonte:
Quality & Safety in Health Care ; 17(4): 249-252; 2018. DOI: 10.1136/qshc.2007.025536.