Aprendizagem baseada em problemas como introdução à melhoria da qualidade para residentes no ambiente perioperatório
INTRODUÇÃO: A melhoria da qualidade (MQ) é um elemento cada vez mais importante para a prática médica perioperatória. Entretanto, há poucos exemplos de ferramentas educacionais para introduzir os conceitos de MQ aos novos estudantes de anestesiologia. Isto pode contribuir para a falta de entusiasmo em relação ao aprendizado e à aplicação destes conceitos. MÉTODOS: Este método de aprendizagem baseada em problemas (ABP) foi projetado para ensinar a MQ aos residentes de anestesiologia de uma forma que permita a aplicação de seus conceitos centrais por meio do trabalho em grupo. Elaboramos esta ABP usando a literatura disponível sobre MQ no ambiente perioperatório. Abordamos especificamente os conceitos básicos e a terminologia necessária para que os novos estudantes se comuniquem sobre a MQ. O feedback dos médicos anestesiologistas e dos residentes foi usado para adaptar o método às necessidades dos estudantes e alcançar os objetivos educacionais. RESULTADOS: O programa de ABP consistiu em duas sessões de aprendizagem separadas, tanto para os anestesistas certificados (N=10) quanto para os residentes em anestesiologia (N=19) da nossa instituição. O exercício foi revisto de forma anônima, e utilizamos o feedback qualitativo para melhorar as versões atualizadas. Os participantes consideraram que a ABP poderia melhorar evitando-se o humor baseado em jargões, considerando as implicações sistêmicas da MQ e limitando a duração geral do método de aprendizado. A ABP foi adotada como um ponto de partida para discussões sobre MQ em nosso programa de formação. DISCUSSÃO: Consideramos que este método de ABP pode servir como introdução dos novos alunos aos objetivos de aprendizado. A ferramenta serve como alternativa às aulas ou módulos digitais para o ensino de MQ
INTRODUCTION: Quality improvement (QI) is a growing and critical part of perioperative medical practice. However, there are few examples of educational tools to introduce new learners from anesthesiology to QI. This may contribute to a lack of enthusiasm to learn about and apply these concepts. METHODS: This problem-based learning discussion (PBLD) was designed to teach anesthesiology residents about QI in a way allowing for the application of core concepts in a group setting. We created this PBLD using available literature on QI in the perioperative setting. Basic concepts and terminology necessary for new learners to communicate about QI were specifically addressed. Feedback from staff anesthesiologists and resident participants in the PBLD was used to tailor it to the needs of the target learners and to reach the educational objectives. RESULTS: We delivered this PBLD in two separate learning sessions both to board-certified anesthesiologists (N = 10) and to resident anesthesiologists (N = 19) at our institution. The exercise was reviewed anonymously, and qualitative feedback was used to improve updated versions. Respondents felt that the PBLD would be improved by avoiding jargon-based humor, considering the systemic implications of QI, and limiting the overall length of the learning tool. The PBLD has been adopted as a starting point for discussions about QI in our training program. DISCUSSION: We feel this PBLD can introduce new learners to the learning objectives. This tool has provided an alternative to lectures or computer-based modules for teaching QI.