Associação entre o relatório público da qualidade hospitalar e o registro eletrônico do desempenho da segurança de medicamentos

A Jay Holmgren ; David W Bates
Título original:
Association of Hospital Public Quality Reporting With Electronic Health Record Medication Safety Performance
Resumo:

IMPORTÂNCIA: Apesar dos bilhões gastos em investimentos públicos, os prontuários eletrônicos de saúde (PESs) não cumpriram a promessa de melhorar amplamente a qualidade e a segurança do cuidado de saúde. Simultaneamente, há um debate sobre se relatório público da qualidade é uma ferramenta útil para promover a melhoria da qualidade. OBJETIVO: Avaliar se o feedback notificado publicamente está associado a melhorias na qualidade hospitalar em uma avaliação do desempenho de segurança de sistemas de apoio à decisão clínica relacionados a medicamentos. DESENHO, AMBIENTE E PARTICIPANTES: Este estudo controlado não randomizado incluiu hospitais norte-americanos que participaram do inquérito Leapfrog Hospital Survey, um programa nacional de relatórios da qualidade que avaliou o desempenho de segurança de sistemas de prescrição computadorizada (SPCs) hospitalares, usando prescrições simuladas e pacientes reais de 2017 a 2018. Utilizamos um desenho de regressão descontínua para identificar a associação entre o fato de receber feedback negativo e a melhoria do desempenho hospitalar no ano seguinte. Os dados foram analisados de janeiro a setembro de 2020. EXPOSIÇÃO: Feedback de qualidade relatado publicamente. DESFECHOS E MEDIDAS PRINCIPAIS: O desfecho principal foi a melhoria, de 2017 a 2018, na Leapfrog CPOE Evaluation Tool usando estimativas de regressão do modelo de descontinuidade para a associação entre o feedback negativo notificado publicamente e a melhoria da qualidade. RESULTADOS: Incluímos um total de 1.183 hospitais, com uma pontuação média (DP) de 59,3% (16,3%) na pontuação da CPOE na linha de base. Os hospitais que receberam feedback negativo melhoraram 8,44 (IC 95%, 0,09 a 16,80) pontos percentuais a mais no ano seguinte do que os hospitais que receberam feedback positivo na mesma avaliação. Essa mudança foi impulsionada por diferenças na melhoria das capacidades básicas do sistema de apoio à decisão (β = 8,71 [IC 95%, 1,67 a 18,73]) em vez das capacidades avançadas (β = 6,15 [IC 95%, -9,11 a 26,83]). CONCLUSÕES E RELEVÂNCIA: Neste estudo controlado não randomizado, o feedback relatado publicamente esteve associado à melhoria da qualidade, sugerindo que a medição direcionada e a notificação da qualidade dos processos podem ser um método eficaz para incentivar a melhoria em áreas específicas. O apoio à decisão clínica representa uma ferramenta importante para garantir a segurança do paciente e diminuir a ocorrência de eventos adversos relacionados a medicamentos, especialmente em pacientes complexos e naqueles com múltiplas doenças crônicas, que frequentemente recebem vários medicamentos diferentes durante um episódio de cuidado.
 

Resumo Original:

IMPORTANCE: Despite billions spent in public investment, electronic health records (EHRs) have not delivered on the promise of large quality and safety improvement. Simultaneously, there is debate on whether public quality reporting is a useful tool to incentivize quality improvement. OBJECTIVE: To evaluate whether publicly reported feedback was associated with hospital improvement in an evaluation of medication-related clinical decision support (CDS) safety performance. DESIGN, SETTINGS, AND PARTICIPANTS: This nonrandomized controlled trial included US hospitals that participated in the Computerized Provider Order Entry (CPOE) Evaluation Tool in the Leapfrog Hospital Survey, a national quality reporting program that evaluates safety performance of hospital CDS using simulated orders and patients, in 2017 to 2018. A sharp regression discontinuity design was used to identify the association of receiving negative feedback with hospital performance improvement in the subsequent year. Data were analyzed from January through September 2020. EXPOSURES: Publicly reported quality feedback. MAIN OUTCOMES AND MEASURES: The main outcome was improvement from 2017 to 2018 on the Leapfrog CPOE Evaluation Tool, using regression discontinuity model estimates of the association of receiving negative publicly reported feedback with quality improvement. RESULTS: A total of 1183 hospitals were included, with a mean (SD) CPOE score of 59.3% (16.3%) at baseline. Hospitals receiving negative feedback improved 8.44 (95% CI, 0.09 to 16.80) percentage points more in the subsequent year compared with hospitals that received positive feedback on the same evaluation. This change was driven by differences in improvement in basic CDS capabilities (β = 8.71 [95%CI, 1.67 to 18.73]) rather than advanced CDS (β = 6.15 [95% CI, -9.11 to 26.83]). CONCLUSIONS AND RELEVANCE: In this nonrandomized controlled trial, publicly reported feedback was associated with quality improvement, suggesting targeted measurement and reporting of process quality may be an effective policy lever to encourage improvement in specific areas. Clinical decision support represents an important tool in ensuring patient safety and decreasing adverse drug events, especially for complex patients and those with multiple chronic conditions who often receive several different drugs during an episode of care.
 

Fonte:
Jama Network Open ; 4(9): e2125173.; 2022. DOI: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34546374/.