Aumento da comunicação entre enfermeiros e médicos em rondas centradas na família: um projeto-piloto de melhoria da qualidade
CONTEXTO: A comunicação de alta qualidade entre enfermeiros e médicos durante as rondas centradas na família (RCF) pode aumentar a segurança do paciente. PROBLEMA LOCAL: Em nosso hospital, os membros da equipe interdisciplinar perceberam que a comunicação enfermeiro-médico durante as RCF diminuiu durante a pandemia de COVID-19. MÉTODOS: Usando a metodologia de melhoria da qualidade, medimos a percepção dos enfermeiros sobre os componentes do modelo mental compartilhado, a presença dos enfermeiros durante as RCF, a conformidade com o preenchimento dos relatórios das RCF e o tempo médio gasto por encontro de RCF. INTERVENÇÕES: Uma reunião rápida (huddle) estruturada de residentes ocorreu antes de uma RCF. Os residentes utilizaram uma ferramenta para enviar alertas individualizados aos enfermeiros à beira-leito para prepará-los para uma RCF. Os residentes desenvolveram resumos abrangentes após cada encontro da RCF e enviaram um texto resumido aos enfermeiros que não puderam comparecer à RCF. RESULTADOS: Avaliamos 40 RCF ao longo de 16 semanas. A conscientização percebida dos enfermeiros aumentou de 70% para 87%. A frequência de enfermeiros nas RCF aumentou de 53% para 75%. CONCLUSÕES: Testamos com sucesso várias intervenções para melhorar a conscientização percebida da enfermagem após uma RCF.
BACKGROUND: High-quality nurse-physician communication during family-centered rounds (FCRs) can increase patient safety. LOCAL PROBLEM: In our hospital, interdisciplinary team members perceived that nurse-physician communication during FCRs declined during the COVID-19 pandemic. METHODS: Using quality improvement methodology, we measured nurses' perceived awareness of components of the shared mental model, nurses' attendance during FCRs, compliance with completing FCR summaries, and average time spent per FCR encounter. INTERVENTIONS: A structured resident huddle took place prior to an FCR. Residents used a tool to send individualized alerts to bedside nurses to prepare them for an FCR. Residents developed comprehensive summaries after each FCR encounter and sent a summary text to nurses who were unable to attend the FCR. RESULTS: We assessed 40 FCRs over 16 weeks. Nurses' perceived awareness increased from 70% to 87%. Nurse attendance increased from 53% to 75%. CONCLUSIONS: We successfully piloted multiple interventions to improve nurse perceived awareness after an FCR.