Avaliação formativa qualitativa de uma intervenção de segurança do paciente centrada nos pacientes, implementada em colaboração com voluntários de hospitais

LOUCH, G. ; O'HARA, J. ; MOHAMMED, M. A.
Título original:
A qualitative formative evaluation of a patient-centred patient safety intervention delivered in collaboration with hospital volunteers
Resumo:

Contexto: Há evidências que sugerem que os pacientes podem dar feedback significativo aos profissionais da saúde sobre a segurança do seu cuidado. A intervenção PRASE (Patient Reporting and Action for a Safe Environment) oferece uma maneira de coletar sistematicamente o feedback dos pacientes para promover a melhoria dos serviços. A intervenção está sendo implementada em ambientes de cuidado de pacientes agudos e pela primeira vez o feedback dos pacientes está sendo coletado por voluntários do hospital.

Objetivo: Realizar uma avaliação formativa que explore a viabilidade e aceitabilidade da intervenção PRASE implementada em colaboração com voluntários do hospital, a partir das perspectivas das principais pessoas envolvidas na intervenção. Desenho: Utilizamos um desenho de avaliação qualitativo em dois trusts do NHS no Reino Unido que atendem pacientes agudos, entre julho de 2014 e novembro de 2015. Realizamos cinco grupos focais com voluntários do hospital (n=15), serviços voluntários e profissionais dedicados a coletar as experiências dos pacientes (n=3), além de entrevistas semiestruturadas com profissionais de enfermarias (n=5). Os dados foram interpretados através da análise baseada num referencial.

Resultados: Todas as partes envolvidas avaliaram positivamente a intervenção PRASE como uma forma de apoiar a melhoria dos serviços, bem como os benefícios de envolver voluntários. Os voluntários consideraram que treinamento e apoio adequados seriam essenciais para a manutenção do programa. Os profissionais concentraram suas observações na infraestrutura necessária para a implementação e destacaram preocupações ligadas à sustentabilidade. Os resultados foram levados de volta à equipe de implementação, a fim de auxiliar na revisão da intervenção e na passagem para a próxima fase de avaliação sumativa.

Conclusão: Embora existam preocupações com a sustentabilidade na prática, a intervenção PRASE, implementada em colaboração com voluntários do hospital, é uma abordagem promissora para coletar o feedback dos pacientes para a melhoria dos serviços.

Resumo Original:

Background: Evidence suggests that patients can meaningfully feed back to healthcare providers about the safety of their care. The PRASE (Patient Reporting and Action for a Safe Environment) intervention provides a way to systematically collect feedback from patients to support service improvement. The intervention is being implemented in acute care settings with patient feedback collected by hospital volunteers for the first time.

Objective: To undertake a formative evaluation which explores the feasibility and acceptability of the PRASE intervention delivered in collaboration with hospital volunteers from the perspectives of key stakeholders.DESIGN:A qualitative evaluation design was adopted across two acute NHS trusts in the UK between July 2014 and November 2015. We conducted five focus groups with hospital volunteers (n=15), voluntary services and patient experience staff (n=3) and semi-structured interviews with ward staff (n=5). Data were interpreted using framework analysis.

Results: All stakeholders were positive about the PRASE intervention as a way to support service improvement, and the benefits of involving volunteers. Volunteers felt adequate training and support would be essential for retention. Staff concentrated on the infrastructure needed for implementation and raised concerns around sustainability. Findings were fed back to the implementation team to support revisions to the intervention moving into the subsequent summative evaluation phase.

Conclusion: Although there are concerns regarding sustainability in practice, the PRASE intervention delivered in collaboration with hospital volunteers is a promising approach to collect patient feedback for service improvement.

Fonte:
Health Expectations : an International Journal of Public Participation in Health Care and Health Policy ; 2017. DOI: 10.1111/hex.12560.
Nota Geral:

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