Avaliar um laboratório de aprendizagem de segurança do paciente para criar um ecossistema interdisciplinar para inovação em cuidados de saúde

Mariam Krikorian Atkinson ; James C Benneyan ; Elizabeth A Bambury ; Gordon D Schiff ; Russell S Phillips ; Lindsay S Hunt ; Deanna Belleny
Título original:
Evaluating a patient safety learning laboratory to create an interdisciplinary ecosystem for health care innovation
Resumo:

CONTEXTO: Em resposta à complexidade, aos desafios e ao ritmo lento da inovação, as organizações de saúde estão adotando abordagens de equipe interdisciplinar. A engenharia de sistemas, que é orientada para a criação de processos novos e escaláveis que funcionam com maior confiabilidade e custos mais baixos, é promissora para impulsionar a inovação diante dos desafios ao desempenho da equipe. Um laboratório de aprendizagem de segurança do paciente (lab) pode ser um aspecto essencial para promover a inovação da equipe interdisciplinar em vários projetos e organizações, criando um ecossistema focado na implantação de métodos de engenharia de sistemas para realizar o redesenho de processos. OBJETIVO: Buscamos identificar o papel e as atividades de um ecossistema de aprendizagem que apoiam a inovação da equipe interdisciplinar por meio da avaliação de um laboratório de aprendizagem de segurança do paciente. MÉTODOS: Nosso estudo incluiu três equipes participantes do projeto de laboratório de aprendizagem. Aplicamos uma abordagem de métodos mistos usando um desenho convergente que combinou dados de entrevistas qualitativas com membros da equipe, conduzidas conforme as equipes se aproximavam da conclusão de seus projetos de redesenho, bem como questionários de avaliação administrados durante todo o laboratório de aprendizagem de 4 anos. RESULTADOS: Nossos resultados se baseiam em teorias de aprendizagem, mostrando que ecossistemas de aprendizagem bem-sucedidos criam continuamente um alinhamento entre as atividades das equipes interdisciplinares, o contexto organizacional e os objetivos do projeto de inovação. O estudo identificou quatro tipos de alinhamento – interpessoal/interprofissional, informativo, estrutural e processual – e atividades de apoio para que o alinhamento ocorra. CONCLUSÃO: Os ecossistemas de aprendizagem interdisciplinar têm o potencial de promover a melhoria e a inovação dos cuidados de saúde por meio do alinhamento das atividades da equipe, das metas do projeto e dos contextos organizacionais. IMPLICAÇÕES PRÁTICAS: Este estudo se aplica a equipes interdisciplinares que lidam com os desafios de sistemas multiníveis em sua organização de saúde e sugere que o trabalho de tais equipes se beneficia dos quatro tipos de alinhamento. O alinhamento em todas as quatro dimensões pode produzir resultados melhores.

Resumo Original:

BACKGROUND: In response to the complexity, challenges, and slow pace of innovation, health care organizations are adopting interdisciplinary team approaches. Systems engineering, which is oriented to creating new, scalable processes that perform with higher reliability and lower costs, holds promise for driving innovation in the face of challenges to team performance. A patient safety learning laboratory (lab) can be an essential aspect of fostering interdisciplinary team innovation across multiple projects and organizations by creating an ecosystem focused on deploying systems engineering methods to accomplish process redesign. PURPOSE: We sought to identify the role and activities of a learning ecosystem that support interdisciplinary team innovation through evaluation of a patient safety learning lab. METHODS: Our study included three participating learning lab project teams. We applied a mixed-methods approach using a convergent design that combined data from qualitative interviews of team members conducted as teams neared the completion of their redesign projects, as well as evaluation questionnaires administered throughout the 4-year learning lab. RESULTS: Our results build on learning theories by showing that successful learning ecosystems continually create alignment between interdisciplinary teams' activities, organizational context, and innovation project objectives. The study identified four types of alignment, interpersonal/interprofessional, informational, structural, and processual, and supporting activities for alignment to occur. CONCLUSION: Interdisciplinary learning ecosystems have the potential to foster health care improvement and innovation through alignment of team activities, project goals, and organizational contexts. PRACTICE IMPLICATIONS: This study applies to interdisciplinary teams tackling multilevel system challenges in their health care organization and suggests that the work of such teams benefits from the four types of alignment. Alignment on all four dimensions may yield best results.

Fonte:
Health Care Management Review ; 2022. DOI: 10.1097/HMR.0000000000000330..