Avaliação de tópicos do Currículo Multiprofissional de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde na educação da enfermagem: estudo do tipo pré-teste, pós-teste, não experimental

MANSOUR, M. ; SKULL, A. ; PARKER, M.
Título original:
Evaluation of World Health Organization Multi-Professional Patient Safety Curriculum Topics in Nursing Education: Pre-test, post-test, none-experimental study
Resumo:

O Guia para um Currículo Multiprofissional de Segurança do Paciente foi lançado pela Organização Mundial da Saúde com o intuito de desenvolver um currículo de educação em saúde orientado para a segurança do paciente. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do ensino de dois tópicos do Guia sobre os conhecimentos e as atitudes de estudantes de enfermagem em relação à segurança do paciente. Utilizou-se um desenho do tipo pré-teste, pós-teste, não experimental. Foram distribuídos questionários sobre a educação em segurança do paciente a uma amostra de conveniência de 181 estudantes de enfermagem de uma universidade do leste da Inglaterra antes da intervenção e a 141 estudantes após a intervenção. A intervenção consistiu em duas palestras presenciais e uma discussão facilitada em grupo. Foram pareadas 71 respostas das etapas pré e pós-teste. Foram utilizados o teste t pareado, o teste de McNemar e medidas de frequência para a análise dos dados. Os resultados sugerem a existência de diferenças estatisticamente significativas nas subescalas de erros e segurança do paciente e influência pessoal sobre a segurança. As diferenças nas respostas dos estudantes com relação aos seus conhecimentos em segurança do paciente antes e depois das intervenções não foram estatisticamente significativas. Embora os estudantes de enfermagem tenham elogiado bastante os ensinamentos oferecidos neste estudo, o uso de um desenho experimental em avaliações curriculares futuras poderá complementar os resultados desta pesquisa.

Resumo Original:

The Multi-professional Patient Safety Curriculum Guide was launched by the World Health Organization to develop a patient safety-friendlycurriculum in health education. The aim of this study was to evaluate the impact of teaching related to two topics from the Patient SafetyCurriculum Guide on student nurses' knowledge and attitudes toward patient safety. A pretest, posttest, nonexperimental design was used.Patient safety education questionnaires were distributed to a convenience sample of 181 nursing students before the intervention, and 141 questionnaires after the intervention in one university in the East of England. The intervention consisted of two face-to-face lectures and one facilitated group work discussion. Seventy-one responses from pre- and posttest stages were matched. Paired t test, McNemar's test, and frequency measures were used for data analysis. The findings suggest that there are statistically significant differences in the subscales of the error and patient safety and personal influence over safety. The differences in the students' answers on patient safety knowledge before and after the interventions were not statistically significant. Although the student nurses highly commended the teaching delivered in this study, the use of experimental design in future curriculum evaluation may provide a more complementary insight to the findings of this study.

Fonte:
Journal of professional nursing : official journal of the American Association of Colleges of Nursing ; 31(5): 432-439; 2015. DOI: 10.1016/j.profnurs.2015.03.002.
DECS:
currículo, Bacharelado em enfermagem, avaliação educacional, conhecimentos atitudes e prática em saúde, OMS, estudantes de enfermagem, inquéritos e questionários