Barreiras e fatores facilitadores para melhorar os sistemas de aprendizado para a segurança do paciente: uma revisão sistemática e metassíntese de estudos qualitativos

Hassan Assem Mahmoud ; Kednapa Thavorn ; Sunita Mulpuru ; Daniel McIsaac ; Mohamed A Abdelrazek ; Mohamed A Abdelrazek ; Alan J Forster
Título original:
Barriers and facilitators to improving patient safety learning systems: a systematic review of qualitative studies and meta-synthesis
Resumo:

CONTEXTO: A implementação e o aprimoramento contínuo dos sistemas de aprendizado para a segurança do paciente (SAPS) constituem a principal estratégia para reduzir a ocorrência de danos evitáveis aos pacientes. Embora tenham sido feitos esforços substanciais para aprimorar esses sistemas, é necessário compreender de forma mais abrangente os fatores fundamentais para o sucesso. Este estudo visa resumir as barreiras e os fatores facilitadores identificados pelas equipes dos hospitais e médicos que influenciam a notificação, análise, aprendizado e feedback nos SAPS em hospitais. MÉTODOS: Realizamos uma revisão sistemática e metassíntese através de pesquisas nas bases de dados MEDLINE (Ovid), EMBASE (Ovid), CINAHL, Scopus e Web of Science. Incluímos manuscritos no idioma inglês de estudos qualitativos que avaliassem a efetividade do SAPS e excluímos estudos que avaliassem eventos adversos individuais específicos, tais como os sistemas para rastrear apenas os efeitos colaterais de medicamentos. Seguimos a metodologia do Joanna Briggs Institute para revisões sistemáticas qualitativas. RESULTADOS: Extraímos dados de 22 estudos, depois de ter feito a triagem de 2.475 com base em critérios de inclusão e exclusão. Os estudos incluídos se concentraram em relatar aspectos do SAPS; no entanto, houve barreiras e fatores facilitadores importantes nas fases de análise, aprendizado e feedback. Identificamos as seguintes barreiras para o uso eficaz do SAPS: apoio organizacional inadequado com escassez de recursos, falta de treinamento, fraca cultura de segurança, falta de responsabilização, políticas deficientes, ambiente punitivo e de culpabilidade, sistema complexo, falta de experiência e falta de feedback. Identificamos os seguintes fatores facilitadores: treinamento continuado, equilíbrio entre prestação de contas e responsabilidade, líderes como modelos, notificação anônima, sistemas fáceis de usar, equipes de análise bem estruturadas, melhorias tangíveis. CONCLUSÃO: Existem diversas barreiras e fatores facilitadores para a adoção do SAPS, que devem ser considerados pelos decisores que pretendem melhorar o seu impacto. ÉTICA E PUBLICAÇÃO: Não foi necessária nenhuma aprovação por um comitê de ética ou consentimento formal, pois não foram coletados dados primários.
 

Resumo Original:

BACKGROUND: The implementation and continuous improvement of patient safety learning systems (PSLS) is a principal strategy for mitigating preventable harm to patients. Although substantial efforts have sought to improve these systems, there is a need to more comprehensively understand critical success factors. This study aims to summarise the barriers and facilitators perceived by hospital staff and physicians to influence the reporting, analysis, learning and feedback within PSLS in hospitals. METHODS: We performed a systematic review and meta-synthesis by searching MEDLINE (Ovid), EMBASE (Ovid), CINAHL, Scopus and Web of Science. We included English-language manuscripts of qualitative studies evaluating effectiveness of the PSLS and excluded studies evaluating specific individual adverse events, such as systems for tracking only medication side effects, for example. We followed the Joanna Briggs Institute methodology for qualitative systematic reviews. RESULTS: We extracted data from 22 studies, after screening 2475 for inclusion/exclusion criteria. The included studies focused on reporting aspects of the PSLS, however, there were important barriers and facilitators across the analysis, learning and feedback phases. We identified the following barriers for effective use of PSLS: inadequate organisational support with shortage of resources, lack of training, weak safety culture, lack of accountability, defective policies, blame and a punitive environment, complex system, lack of experience and lack of feedback. We identified the following enabling factors: continuous training, a balance between accountability and responsibility, leaders as role models, anonymous reporting, user-friendly systems, well-structured analysis teams, tangible improvement. CONCLUSION: Multiple barriers and facilitators to uptake of PSLS exist. These factors should be considered by decision makers seeking to enhance the impact of PSLS. ETHICS AND DISSEMINATION: No formal ethical approval or consent were required as no primary data were collected.
 

Fonte:
BMJ Open Quality ; 12(2): e002134; 2023. DOI: 10.1136/bmjoq-2022-002134..