Barreiras para a alta hospitalar de pacientes em reabilitação: uma abordagem baseada no trabalho em equipe
Objetivo: A fim de prevenir eventos adversos durante o processo de alta hospitalar, é preciso coordenar adequadamente os recursos na comunidade, a conciliação medicamentosa e a educação do paciente antes que este saia do hospital. Esta coordenação requer boa comunicação e um trabalho em equipe efetivo entre os profissionais. A fim de lidar com essas preocupações, o objetivo deste artigo é incorporar os princípios do método TeamSTEPPS para desenvolver um plano de alta hospitalar que atenda da melhor forma possível às necessidades dos pacientes no seu retorno à comunidade.
Desenho/metodologia/abordagem: Através da análise de lacunas, identificamos barreiras para a alta hospitalar nas seguintes disciplinas: enfermagem, serviço social, fisioterapia e terapia ocupacional, psicologia e reabilitação. Para melhorar a comunicação, implementamos reuniões semanais e reuniões rápidas (huddles) duas vezes por semana, a fim de identificar e resolver as preocupações ligadas às barreiras para a alta hospitalar. A visibilidade das datas de alta hospitalar foi melhorada pelo uso de certificados de graduação nos quartos dos pacientes e fitas verdes nas suas cadeiras de rodas.
Resultados: Após a implementação desta intervenção, o tempo de internação foi reduzido, gerando economia de custos para o hospital, a satisfação dos pacientes (medida pelo questionário HCAHP) melhorou, sendo demonstrada a satisfação dos pacientes com o processo de alta, e as taxas de reinternação foram reduzidas.
Originalidade/valor: Este estudo demonstrou que a comunicação e o trabalho em equipe efetivos podem melhorar a segurança e a satisfação dos pacientes durante o período de alta hospitalar.
Purpose: In order to prevent adverse events during the discharge process, coordinating appropriate community resources, medication reconciliation, and patient education needs to be implemented before the patient leaves the hospital. This coordination requires communication and effective teamwork amongst staff members. In order to address these concerns, the purpose of this paper is to incorporate the TeamSTEPPS principles to develop a discharge plan that would best meet the needs of the patients as they return to the community.
Design/methodology/approach: Through a gap analysis, barriers to discharge were identified from the following disciplines: nursing, social work, physical and occupational therapy, psychology, and rehabilitation physician. To improve communication, weekly meetings and twice-weekly huddles were implemented so that concerns regarding discharge obstacles could be identified and resolved. Visibility of discharge dates were improved by use of graduation certificates in patient rooms and green ribbons on patient wheelchairs.
Findings: After implementation of this discharge intervention, length of stay was reduced providing cost savings to the hospital, patient satisfaction on HCAHP surveys improved and demonstrated patient satisfaction with the discharge process, and readmission rates improved.
Originality/value: This study demonstrated that effective teamwork and communication can improve patient safety and satisfaction during the discharge period.