Cartilha de melhoria da qualidade/segurança do paciente, parte IV: Segurança psicológica - facilitadores para obtenção de resultados e bem-estar

Nausheen Jamal ; VyVy N Young ; Jo Shapiro ; Michael J Brenner ; Cecelia E Schmalbach
Título original:
Patient Safety/Quality Improvement Primer, Part IV: Psychological Safety-Drivers to Outcomes and Well-being
Resumo:

Segurança psicológica é o conceito em que um indivíduo se sente confortável em fazer perguntas, expressar ideias ou preocupações e assumir riscos sem medo de humilhação ou crítica. Nos cuidados de saúde, a segurança psicológica está associada a melhores resultados de segurança do paciente, maior envolvimento do médico e maior criatividade. Uma cultura de segurança psicológica é imperativa para o bem-estar e satisfação do médico, o que, por sua vez, afeta diretamente a prestação de cuidados. Para os profissionais de saúde, a segurança psicológica cria um ambiente propício à confiança e à transparência, permitindo que a equipe se concentre em cuidados de alta qualidade. Em contrapartida, o comportamento não profissional reduz a segurança psicológica e ameaça a cultura da organização. Esta cartilha de segurança/melhoria da qualidade do paciente considera as barreiras e os facilitadores para a segurança psicológica nos cuidados de saúde; descreve princípios para a criação de um ambiente psicologicamente seguro; e apresenta estratégias para o gerenciamento de conflitos, microagressões e lapsos no profissionalismo. Indivíduos e organizações compartilham a responsabilidade de promover a segurança psicológica por meio de políticas proativas, gerenciamento de conflitos, intervenções para microagressões e cultivo de inteligência emocional.
 

Resumo Original:

Psychological safety is the concept that an individual feels comfortable asking questions, voicing ideas or concerns, and taking risks without undue fear of humiliation or criticism. In health care, psychological safety is associated with improved patient safety outcomes, increased clinician engagement, and greater creativity. A culture of psychological safety is imperative for physician well-being and satisfaction, which in turn directly affect delivery of care. For health care professionals, psychological safety creates an environment conducive to trust and openness, enabling the team to focus on high-quality care. In contrast, unprofessional behavior reduces psychological safety and threatens the culture of the organization. This patient safety/quality improvement primer considers the barriers and facilitators to psychological safety in health care; outlines principles for creating a psychologically safe environment; and presents strategies for managing conflict, microaggressions, and lapses in professionalism. Individuals and organizations share the responsibility of promoting psychological safety through proactive policies, conflict management, interventions for microaggressions, and cultivation of emotional intelligence.

Fonte:
Otolaryngol Head Neck Surg ; 2023. DOI: 10.1177/01945998221126966.