Competências para a segurança do paciente e a melhoria de qualidade: uma síntese das recomendações de artigos de opinião influentes

MORAN, K. M. ; HARRIS, I. B. ; VALENTA, A. L.
Título original:
Competencies for Patient Safety and Quality Improvement: A Synthesis of Recommendations in Influential Position Papers
Resumo:

Contexto: Não existe um grande consenso em relação às competências de segurança do paciente e melhoria de qualidade (conhecimentos, habilidades e atitudes [CHA]) essenciais para todos os profissionais de saúde em cada etapa da aquisição de habilidades. Realizamos um estudo para identificar, classificar, avaliar criticamente e discutir as implicações das recomendações de competências publicadas em artigos de opinião influentes. 

Métodos: Realizamos uma pesquisa na literatura em busca de recomendações de competências em artigos de opinião publicados por associações profissionais nacionais e internacionais, painéis de especialistas, consórcios, centros, institutos e comissões no domínio da segurança do paciente e da melhoria de qualidade. Para ser incluída na análise, a competência deveria ser recomendada em pelo menos 20% (arredondados) dos artigos de opinião. Realizamos uma análise de conteúdo qualitativa para identificar temas entre as competências publicadas para os níveis "competente" e "experiente" de aquisição de habilidades, usando as definições de Dreyfus. 

Resultados: Com base nos 22 artigos que cumpriram o critério de inclusão, identificamos 17 temas entre as 59 competências para o nível de habilidade "competente". Dentre as 23 competências para o nível de habilidade "experiente", identificamos 13 temas. As competências do tema "prática baseada em evidências" foram as recomendadas com mais frequência nos dois níveis de aquisição de habilidades. Os temas "trabalho em equipe e colaboração interdisciplinar" e "prática baseada em evidências" foram os identificados com mais frequência nos artigos de opinião para os níveis de habilidade "competente" e "experiente", respectivamente. 

Conclusões: Os temas identificados para as competências de segurança do paciente e melhoria de qualidade têm implicações para o desenvolvimento de currículos e para a avaliação de competências na educação e na prática. Os resultados deste estudo demonstram a necessidade de desencorajar a publicação de recomendações de novas competências e apontam a necessidade de encorajar o desenvolvimento de um consenso internacional sobre os CHA essenciais para a segurança do paciente e a melhoria de qualidade em todas as profissões da saúde e em todos os níveis de aquisição de habilidades.

Resumo Original:

Background: There is limited conformity among patient safety and quality improvement (QI) competencies of the knowledge, skills, and attitudes (KSA), by stage of skill acquisition, essential for all health professionals. A study was conducted to identify, categorize, critically appraise, and discuss implications of competency recommendations published in influential position papers.

Methods: A literature search was conducted of competency recommendations in position papers published by national and international professional associations, expert panels, consortia, centers and institutes, and convened committees, in the domain of patient safety and QI. To be included in the analysis, the competency had to be recommended in at least 20% (rounded) of the position papers. Qualitative content analysis was used to identify themes among the published competencies for the skill acquisition levels of competent and expert, using Dreyfus's definitions.

Results: On the basis of the 22 papers that met the inclusion criteria, 17 themes were identified among the 59 competencies for the skill level competent. Among the 23 competencies for the skill level expert, 13 themes were identfied. Competencies within the theme "Evidence-Based Practice" were most frequently recommended across both skill levels. The themes "Interdisciplinary Teamwork and Collaboration" and "Evidence-Based Practice" were the themes identified among the greatest number of position papers for the skill level competent and expert, respectively. 

Conclusions: The identified themes for competencies in patient safety and QI have implications for curriculum development and assessment of competence in education and practice. The findings in this study demonstrate a need to discourage publication of recommendations of yet more competencies and to instead encourage development of an international consensus on the essential KSA for patient safety and QI across all health professions and all levels of skill acquisition.

Fonte:
Joint Commission Journal on Quality and Patient Safety / Joint Commission Resources ; 42(4): 162-169; 2016. DOI: 10.1016/S1553-7250(16)42020-9.
Nota Geral:

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