Comunicação direta por telefone com o médico de atenção primária para planejamento da alta do hospital: viabilidade e benefícios

Lukas Enzinger ; Perrine Dumanoir ; Bastien Boussat ; Pascal Couturier ; Patrice Francois
Título original:
Direct phone communication to primary care physician to plan discharge from hospital: feasibility and benefits
Resumo:

Contexto: Embora o sumário de alta seja o principal vetor de comunicação no momento da alta hospitalar, sabe-se que ele é insuficiente. O contato telefônico direto entre o médico hospitalar e o médico de atenção primária na alta pode garantir uma rápida transmissão de informações, melhorar a segurança do paciente e promover a colaboração interprofissional. O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade e o benefício de um telefonema do médico hospitalar para o MAP durante o planejamento da alta. Métodos: Estudo observacional, prospectivo, unicêntrico, transversal. Foi realizado em uma unidade de cuidado agudo de um hospital universitário francês. O médico hospitalar teve que entrar em contato com o médico de atenção primária por telefone dentro de 72 horas antes da alta, fazendo no máximo 3 tentativas de chamada. O desfecho primário foi a proporção de pacientes cujo médico de atenção primária foi contatado por telefone no momento da alta hospitalar. Os outros critérios foram a opinião dos médicos sobre os benefícios desse contato e seu efeito nas taxas de readmissão. Resultados: 275 pacientes foram elegíveis. Oito médicos hospitalares e 130 médicos da atenção primária deram sua opinião. Foram feitas tentativas de chamadas para 71% dos pacientes elegíveis. As tentativas de chamada resultaram em contato bem-sucedido com o médico 157 vezes, representando 80% das tentativas de chamada e 57% dos pacientes elegíveis. A taxa média de conclusão de chamadas foi de 47%. O contato telefônico foi considerado pelo médico hospitalar como útil e seguro. Os médicos da atenção primária ficaram satisfeitos e gostariam que essa intervenção se tornasse sistemática. O contato telefônico não reduziu a taxa de readmissão. Conclusões: Apesar da implementação de um processo padronizado, a viabilidade da intervenção foi modesta. O principal obstáculo foi a falta de tempo dos médicos hospitalares e a dificuldade em acessar os médicos de atenção primária. No entanto, os médicos demonstraram o desejo de se comunicar diretamente por telefone no momento da alta. Registro de julgamento: número de registro C.N.I.L. francês 2108852. Data de registro 12 de outubro de 2017. © 2021, O(s) Autor(es).

Resumo Original:

Background: The discharge summary is the main vector of communication at the time of hospital discharge, but it is known to be insufficient. Direct phone contact between hospitalist and primary care physician (PCP) at discharge could ensure rapid transmission of information, improve patient safety and promote interprofessional collaboration. The objective of this study was to evaluate the feasibility and benefit of a phone call from hospitalist to PCP to plan discharge. Methods: This study was a prospective, single-center, cross-sectional observational study. It took place in an acute medicine unit of a French university hospital. The hospitalist had to contact the PCP by telephone within 72 h prior discharge, making a maximum of 3 call attempts. The primary endpoint was the proportion of patients whose primary care physician could be reached by telephone at the time of discharge. The other criteria were the physicians’ opinions on the benefits of this contact and its effect on readmission rates. Results: 275 patients were eligible. 8 hospitalists and 130 PCPs gave their opinion. Calls attempts were made for 71% of eligible patients. Call attempts resulted in successful contact with the PCP 157 times, representing 80% of call attempts and 57% of eligible patients. The average call completion rate was 47%. The telephone contact was perceived by hospitalist as useful and providing security. The PCPs were satisfied and wanted this intervention to become systematic. Telephone contact did not reduce the readmission rate. Conclusions: Despite the implementation of a standardized process, the feasibility of the intervention was modest. The main obstacle was hospitalists lacking time and facing difficulties in reaching the PCPs. However, physicians showed desire to communicate directly by telephone at the time of discharge. Trial registration: French C.N.I.L. registration number 2108852. Registration date October 12, 2017. © 2021, The Author(s).

Fonte:
BMC Health Services Research ; 21(1): 1352.; 2022. DOI: 10.1186/s12913-021-07398-w..