Conhecimento, atitudes e práticas de médicos residentes e estagiários sobre práticas

Gopal Krushna Ray ; Somnath Mukherjee ; Suman Sudha Routray ; Ansuman Sahu ; Debasish Mishra ; Archana Naik ; Satya Prakash
Título original:
Knowledge, attitudes and practices of resident doctors and interns on safe blood transfusion practices: a survey-based study
Resumo:

Resumo
Introdução: O conhecimento dos clínicos sobre os serviços de transfusão sanguínea pode impactar o cuidado ao paciente e o desfecho da transfusão. A grande variação das práticas transfusionais entre os médicos leva ao uso inadequado de hemoderivados e compromete a segurança do paciente. Assim, este estudo de pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento, a atitude e a prática de transfusão sanguínea segura entre os residentes e estagiários.
Métodos: A pesquisa on-line foi baseada em questionários autoaplicáveis de três seções: 1. Demografia, 2. Conhecimento, e 3. Atitude e Prática. Um ponto foi atribuído para a resposta correta de cada pergunta em cada seção. O escore de conhecimento foi ainda dividido em três categorias, dependendo dos pontos obtidos. Os participantes também foram divididos em quatro grupos, dependendo de sua experiência. O teste de Kruskal-Wallis foi aplicado para determinar a diferença dos escores de conhecimento e prática em três grupos designados de residentes e estagiários. Um valor-p menor que 0,05 foi considerado significativo.
Resultado: Um total de 247 residentes e estagiários participou deste estudo. Treze participantes apresentaram uma resposta incompleta. Dos 234 participantes, eram 70 Residentes Seniores (SR), 96 Residentes Júnior (JR) e 68 estagiários. Os escores de conhecimento dos estagiários foram significativamente baixos, em comparação com os SR e os JR. Os escores de prática dos estagiários também foram significativamente baixos, em comparação com os JR. No entanto, a maioria dos residentes e estagiários (85%) estava ciente dos testes pré-transfusão.
Conclusão: Portanto, a incorporação obrigatória da disciplina de medicina transfusional no currículo de graduação pode auxiliar os jovens médicos em formação a melhor implementarem o manejo de sangue do paciente.
 

Resumo Original:

Abstract
Introduction: The knowledge of clinicians regarding blood transfusion services may impact patient care and transfusion outcome. The wide variation in transfusion practices among clinicians leads to inappropriate blood product usage and jeopardizes patient safety. Hence, this survey study aimed to assess knowledge, attitude and practice among the residents and interns of safe blood transfusion.
Methods: The online survey was based on self-administered questionnaires of three sections: 1. Demography; 2. Knowledge, and; 3. Attitude and Practice. One point was assigned for the correct response of each question in every section. The knowledge score was further categorized into three categories, depending on the points obtained. The participants were also divided into four groups, depending on their experience. The Kruskal-Wallis test was applied to determine the difference of knowledge and practice scores in three designated groups of residents and interns. A p-value of less than 0.05 was considered to be significant.
Result: A total of 247 residents and interns participated in this study. Thirteen participants had an incomplete response. Out of 234 participants, Senior Residents (SR), Junior Residents (JR), and interns were 70, 96 and 68 participants, respectively. The knowledge scores of interns were significantly low, as compared to SRs and JRs. Practice scores of interns were also significantly low, compared to the JRs. However, most of the residents and interns (85%) were aware of the pre-transfusion testing.
Conclusion: Therefore, the mandatory incorporation of the transfusion medicine subject in the undergraduate curriculum can help the young budding doctors to better implement the patient blood management.
 

Fonte:
Hematology, Transfusion and Cell Therapy ; S2531-1379(22): 00093-1; 2023. DOI: 10.1016/j.htct.2022.06.004.