Conhecimentos de enfermeiros sobre hemovigilância e a forma como é executada após a exposição a três métodos pedagógicos: um estudo quase-experimental

DaryadokhtMasror Roudsari ; ShahooFeizi ; MahtabMaghsudlu
Título original:
Nurses' hemovigilance knowledge and performance after teach-back, concept map, and lecture: A quasi-experimental study
Resumo:

Resumo
Objetivos: Este estudo procurou comparar os efeitos de três métodos pedagógicos — ensinar de volta (teach-back), mapa conceitual e aulas — nos conhecimentos de enfermeiros sobre o processo de hemovigilância e a forma como o executam.
Métodos: Realizamos um estudo quase-experimental com 108 enfermeiros no Irã. A intervenção educacional durou 4 horas no grupo que assistiu às aulas e 2 horas nos grupos que utilizaram os métodos de mapa conceitual e ensinar de volta. Os conhecimentos dos enfermeiros e a forma como executaram a hemovigilância foram medidos pelo “questionário de conhecimentos sobre transfusão de sangue de rotina” e pelo “questionário de autoavaliação do desempenho”.
Resultados: Após as intervenções, os conhecimentos foram significativamente maiores nos grupos submetidos ao ensinar de volta e ao mapa conceitual que no grupo que assistiu às aulas (p=0,001), mas o desempenho na execução da hemovigilância foi melhor no grupo que assistiu às aulas em comparação com os outros dois grupos (p=0,01). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de ensinar de volta e o de mapa conceitual.
Conclusão: Os métodos de ensinar de volta (teach-back) e mapa conceitual demonstraram efetividade em melhorar os conhecimentos dos enfermeiros sobre hemovigilância, enquanto as aulas foram associadas a melhorias significativas em sua execução. Portanto, sugerimos a integração desses métodos de ensino para a hemovigilância.

Resumo Original:

Abstract
Objectives: This study aimed to compare the effects of teaching by three methods of teach-back, concept map, and lecture on knowledge and performance of nurses in hemovigilance process.
Methods: This quasi-experimental study was performed on 108 Iranian nurses. In the lecture group, the educational intervention was conducted during a 4-hour session; and in the concept map and teach-back groups, it was performed in two 2-hour sessions. The nurses' knowledge and performance were measured by "routine blood transfusion knowledge questionnaire (RBTKQ)" and "self-reporting performance-evaluator questionnaire".
Results: After the interventions, knowledge was significantly higher in the teach-back and the concept map groups compared to the lecture group (p = 0.001), but the performance in the lecture group was higher than the other two groups (p = 0.01). No statistically significant differences were found between teach-back and concept map groups.
Conclusion: Teach-back and concept map methods were effective in improving the nurses' hemovigilance knowledge, while the lecture was associated with a significant increase in their performance. Therefore, integrating the hemovigilance teaching methods is suggested.
 

Fonte:
Heliyon ; 7(1): e05982; 2021. DOI: doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e05982.