Construindo uma cultura de segurança por meio do treinamento e do envolvimento de equipes

THOMAS, L. ; GALLA, C.
Título original:
Building a culture of safety through team training and engagement
Resumo:

Os erros no cuidado de saúde continuam a ocorrer apesar das múltiplas estratégias criadas para preveni-los. Ainda que muitas iniciativas de segurança gerem melhorias, estas frequentemente são de curta duração e insustentáveis. Nosso objetivo foi construir uma cultura de segurança do paciente dentro de uma estrutura que otimizasse o trabalho em equipe e o envolvimento contínuo da equipe que presta cuidados de saúde. O trabalho em equipe afeta a efetividade do cuidado, a segurança do paciente e os desfechos clínicos. O treinamento de equipes foi identificado como uma estratégia para melhorar o trabalho em equipe, reduzindo os erros no cuidado de saúde e construindo uma cultura de segurança no setor. Assim, implementamos o programa chamado Team Strategies and Tools to Enhance Performance and Patient Safety (TeamSTEPPS), um modelo baseado em evidências que foi utilizado para treinar equipes, a fim de criar mudanças transformacionais e/ou incrementais, facilitando a transformação da cultura organizacional ou resolvendo problemas específicos. Até o momento, o modelo TeamSTEPPS foi implementado em 14 hospitais, duas Unidades de Cuidados de Longa Duração e ambulatórios de todo o North Shore LIJ Health System. No total, foram treinados 32.150 membros de equipes que prestam cuidados de saúde. O teste-piloto do TeamSTEPPS foi feito em um hospital comunitário com base no modelo organizacional de prestação do cuidado de saúde desse sistema, chamado Collaborative Care Model, de modo a facilitar a sustentabilidade. O questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) da AHRQ foi aplicado antes e após a implementação do TeamSTEPPS, comparando as percepções da equipe sobre a segurança do paciente. Os resultados do teste-piloto do HSOPSC demonstram melhorias significativas de 2007 (pré-TeamSTEPPS) até 2010. Os resultados da aplicação do HSOPSC em todo o sistema demonstram tendências semelhantes às observadas no hospital-piloto. As valiosas lições sobre sucesso organizacional extraídas do hospital-piloto permitiram a rápida disseminação do TeamSTEPPS por todo o restante do sistema de saúde.

Resumo Original:

Medical errors continue to occur despite multiple strategies devised for their prevention. Although many safety initiatives lead to improvement, they are often short lived and unsustainable. Our goal was to build a culture of patient safety within a structure that optimised teamwork and ongoing engagement of the healthcare team. Teamwork impacts the effectiveness of care, patient safety and clinical outcomes, and team training has been identified as a strategy for enhancing teamwork, reducing medical errors and building a culture of safety in healthcare. Therefore, we implemented Team Strategies and Tools to Enhance Performance and Patient Safety (TeamSTEPPS), an evidence-based framework which was used for team training to create transformational and/or incremental changes; facilitating transformation of organisational culture, or solving specific problems. To date, TeamSTEPPS (TS) has been implemented in 14 hospitals, two Long Term Care Facilities, and outpatient areas across the North Shore LIJ Health System. 32 150 members of the healthcare team have been trained. TeamSTEPPS was piloted at a community hospital within the framework of the health system's organisational care delivery model, the Collaborative Care Model to facilitate sustainment. AHRQ's Hospital Survey on Patient Safety Culture, (HSOPSC), was administered before and after implementation of TeamSTEPPS, comparing the perception of patient safety by the heathcare team. Pilot hospital results of HSOPSC show significant improvement from 2007 (pre-TeamSTEPPS) to 2010. System-wide results of HSOPSC show similar trends to those seen in the pilot hospital. Valuable lessons for organisational success from the pilot hospital enabled rapid spread of TeamSTEPPS across the rest of the health system.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 22(5): 425-34; 2012. DOI: 10.1136/bmjqs-2012-001011.
DECS:
Resultado do tratamento, erros médicos, Fortalecimento Institucional , segurança do paciente