Correlações e preditores da omissão de cuidados de enfermagem em hospitais

BRAGADÓTTIR, H. ; KALISCH, B. J. ; TRYGGVADÓTTIR, G. B.
Título original:
Correlates and predictors of missed nursing care in hospitals
Resumo:

Objetivos: Identificar de que forma as características do hospital, da unidade e dos profissionais, a adequação dos contingentes de pessoal e o trabalho em equipe contribuem para a omissão de cuidados de enfermagem em hospitais da Islândia.

Contexto: Um indicador de qualidade identificado recentemente para a segurança do cuidado de enfermagem e a segurança do paciente é a omissão de cuidados de enfermagem, definida como qualquer cuidado habitual e necessário de enfermagem que tenha sido omitido ou que tenha sofrido um atraso significativo, indicando erro de omissão. Estudos anteriores indicaram fatores contribuintes para a omissão de cuidados de enfermagem em hospitais, ligados às características do hospital, da unidade e dos profissionais, às percepções sobre a adequação dos contingentes de pessoal e ao trabalho em equipe de enfermagem, apresentados no Modelo de Omissão de Cuidados de Enfermagem (Missed Nursing Care Model).

Desenho: Estudo transversal quantitativo baseado em questionários.

Métodos: A amostra incluiu todos os enfermeiros e auxiliares de enfermagem (n = 864) de 27 unidades hospitalares clínicas, cirúrgicas e de terapia intensiva de oito hospitais de toda a Islândia. A taxa de resposta foi de 69,3%. Os dados foram coletados em março e abril de 2012, usando os questionários MISSCARE Survey-Icelandic e Nursing Teamwork Survey-Icelandic. Utilizamos a estatística descritiva, de correlação e de regressão para a análise dos dados.

Resultados: A omissão de cuidados de enfermagem esteve significativamente relacionada com o tipo de hospital e de unidade, a idade e a função dos participantes, bem como com sua percepção sobre a adequação dos contingentes de pessoal e o nível de trabalho em equipe. O teste de regressão múltipla do Modelo 1 indicou que o tipo de unidade, a função, a idade e a adequação dos contingentes de pessoal previram 16% da variação na omissão de cuidados de enfermagem. Fazendo-se o controle para o tipo de unidade, a função, a idade e as percepções sobre a adequação dos contingentes de pessoal, o teste de regressão múltipla do Modelo 2 mostrou que o trabalho em equipe de enfermagem previu outros 14% da variação na omissão de cuidados de enfermagem.

Conclusão: Os resultados esclarecem algumas das correlações e dos preditores da omissão de cuidados de enfermagem em hospitais. Este estudo apresenta orientações para o desenvolvimento de estratégias destinadas a reduzir a omissão de cuidados de enfermagem, como garantir contingentes de pessoal adequados e promover o trabalho em equipe.

Relevância para a prática clínica: A identificação dos fatores contribuintes para a omissão de cuidados de enfermagem permite desenvolver e testar intervenções apropriadas.

Resumo Original:

Aims and Objectives: To identify the contribution of hospital, unit, staff characteristics, staffing adequacy and teamwork to missed nursing care in Iceland hospitals.

Background: A recently identified quality indicator for nursing care and patient safety is missed nursing care defined as any standard, required nursing care omitted, or significantly delayed, indicating an error of omission. Former studies point to contributing factors to missed nursing care regarding hospital, unit and staff characteristics, perceptions of staffing adequacy as well as nursing teamwork, displayed in the Missed Nursing Care Model.

Design: This was a quantitative cross-sectional survey study.

Methods: The sample were all registered nurses and practical nurses (N=864) working on 27 medical, surgical and intensive care inpatient units in 8 hospitals throughout Iceland. Response rate was 69.3%. Data were collected in March-April 2012 using the combined MISSCARE Survey-Icelandic and the Nursing Teamwork Survey-Icelandic. Descriptive, correlational and regression statistics were used for data analysis.

Results: Missed nursing care was significantly related to hospital and unit type, participants' age and role, and their perception of adequate staffing and level of teamwork. The multiple regression testing of Model 1 indicated unit type, role, age and staffing adequacy to predict 16% of the variance in missed nursing care. Controlling for unit type, role, age and perceptions of staffing adequacy, the multiple regression testing of Model 2 showed that nursing teamwork predicted an additional 14% of the variance in missed nursing care.CONCLUSIONS:The results shed light on the correlates and predictors of missed nursing care in hospitals. This study gives direction as to the development of strategies for decreasing missed nursing care, including ensuring appropriate staffing levels and enhanced teamwork.

Relevance to clinical practice: By identifying contributing factors to missed nursing care, appropriate interventions can be developed and tested. This article is protected by copyright. All rights reserved.

Fonte:
Journal of Clinical Nursing ; 2016. DOI: 10.1111/jocn.13449.
Nota Geral:

Online First