Criação de um referencial conceitual para integrar as abordagens de programas de residência e de centros médicos para a melhoria da qualidade e a educação em segurança do paciente

Anders Chen ; Benjamin J Wolpaw ; Lisa K Vande Vusse ; Nicholas Meo ; Milner B Staub ; Katherine G Hicks ; Stephanie A Carr
Título original:
Creating a Framework to Integrate Residency Program and Medical Center Approaches to Quality Improvement and Patient Safety Training
Resumo:

A melhoria da qualidade e a segurança do paciente (MQSP) são componentes centrais da educação médica de pós-graduação. Os programas de formação e os centros médicos afiliados devem estabelecer parcerias para criar um ambiente no qual os profissionais em formação possam aprender ao mesmo tempo em que contribuem significativamente para os esforços de MQSP, a fim de promover o objetivo comum de melhorar o cuidado prestado ao paciente. Muitos desafios foram identificados na literatura, incluindo a falta de recursos, a falta de especialização dos professores e a compartimentalização dos programas de MQSP. Neste artigo, os autores descrevem um referencial conceitual para o treinamento integrado em MQSP para residentes do Programa de Residência em Medicina Interna da Universidade de Washington, começando em 2014 com a criação dos cargos especializados de residente-chefe de MQSP e diretor-assistente do programa para sistemas de saúde, o estabelecimento de um currículo formal e a integração com os esforços de MQSP do centro médico. O currículo do primeiro ano de pós-graduação centrou-se na cultura de segurança do paciente e na notificação de relatos tradicionais de eventos de segurança do paciente (ESPs). O currículo do segundo ano destacou a metodologia de MQSP e a forma de realizar a revisão de ESPs, que têm valor educativo para os profissionais em formação e representam uma prioridade clínica para o centro médico. O treinamento adicional no segundo e terceiro anos enfocou a notificação ativa, a apresentação e avaliação de casos durante as conferências de morbidade e a mortalidade nos serviços clínicos, bem como a forma de conduzir o trabalho longitudinal de MQSP. Alguns residentes selecionados lideraram projetos de MQ como parte de uma disciplina eletiva adicional. A característica distintiva deste referencial foi a profundidade da integração com as prioridades dos centros médicos, o que maximiza o seu valor educacional e operacional. A avaliação do programa demonstrou melhorias nas atitudes, nos conhecimentos e nos comportamentos dos profissionais em formação e contribuições significativas para o trabalho de MQSP no centro médico. Este referencial de formação de cunho generalista, não voltado a nenhuma especialidade em particular, permitiu a integração entre o programa de treinamento e o centro médico, bem como a integração horizontal entre as diferentes especialidades da educação médica de pós-graduação, podendo servir como um modelo para outras instituições.

Resumo Original:

Quality improvement and patient safety (QIPS) are core components of graduate medical education (GME). Training programs and affiliated medical centers must partner to create an environment in which trainees can learn while meaningfully contributing to QIPS efforts, to further the shared goal of improving patient care. Numerous challenges have been identified in the literature, including lack of resources, lack of faculty expertise, and siloed QIPS programs. In this article the authors describe a framework for integrated QIPS training for residents in the University of Washington Internal Medicine Residency Program, beginning in 2014 with the creation of a dedicated QIPS chief resident position and assistant program director for health systems position, the building of a formal curriculum, and integration with medical center QIPS efforts. The post-graduate year (PGY) 1 curriculum focused on the culture of patient safety and entering traditional patient safety event (PSE) reports. The PGY2 curriculum highlighted QIPS methodology and how to conduct mentored PSE reviews of cases that were of educational value to trainees and a clinical priority to the medical center. Additional PGY2/PGY3 training focused on the active report, presentation, and evaluation of cases during morbidity and mortality conferences while on clinical services, as well as how to lead longitudinal QIPS work. Select residents led mentored QI projects as part of an additional elective. The hallmark feature of this framework was the depth of integration with medical center priorities, which maximized educational and operational value. Evaluation of the program demonstrated improved attitudes, knowledge, and behavior changes in trainees, and significant contributions to medical center QIPS work. This specialty-agnostic framework allowed for training program and medical center integration, as well as horizontal integration across GME specialties, and can be a model for other institutions.

Fonte:
Academic medicine : journal of the Association of American Medical Colleges ; 96(1): 75-82.; 2022. DOI: 10.1097/ACM.0000000000003725..