Criação de uma lista fundamental de fármacos para melhorar a educação para a prescrição médica e reduzir a ocorrência de erros no Reino Unido

BAKER, E. ; ROBERTS, A. P. ; WILDE, K. ; WALTON, H. ; SURI, S. ; RULL, G. ; WEBB, A.
Título original:
Development of a core drug list towards improving prescribing education and reducing errors in the UK
Resumo:

Objetivo: Criar uma lista fundamental dos 100 fármacos mais prescritos, de modo a dar apoio à educação na prescrição de medicamentos.

Métodos: Foi realizada análise retrospectiva de dados sobre a prescrição de medicamentos no cuidado primário da Inglaterra (2006 e 2008) e em dois hospitais de ensino de Londres (2007 e 2009). Também foi conduzido inquérito sobre prescrições feitas por médicos no primeiro ano de residência (Foundation Year 1 [FY1]) em 39 instituições de saúde do NHS (sistema de saúde nacional britânico) em Londres.

Resultados: Entre 2006 e 2007 foi criada uma lista fundamental de 100 fármacos prescritos habitualmente, reunindo 1% das prescrições no cuidado primário e/ou secundário. A lista se manteve estável durante 2 anos. Médicos no primeiro ano de residência prescreveram 65% dos fármacos da lista ao menos uma vez ao mês. Dentre os médicos no primeiro ano de residência, 76% não prescreveram regularmente nenhuma dos fármacos da lista fundamental. Houve uma forte correlação entre a frequência de prescrição (prescrições de cada classe de medicamento expressas como porcentagem do total de prescrições) e a taxa de erros descrita no estudo EQUIP (erros cometidos ao prescrever cada classe de medicamento expressos como porcentagem do total de erros), n = 39, r = 0,861, P = 0,000.

Conclusões: Nossa lista fundamental identifica fármacos habitualmente utilizados e associados a erros, e se mantém estável por pelo menos 2 anos. Esta lista pode agora ser utilizada para o desenvolvimento de recursos de aprendizagem e programas de treinamento para melhorar a prescrição de fármacos utilizados regularmente. As habilidades complementares necessárias para a prescrição de fármacos menos conhecidos devem ser desenvolvidas em paralelo. São necessárias pesquisas continuadas para monitorar o efeito de novos programas de treinamento sobre os erros de prescrição e a segurança do paciente.

Resumo Original:

Aim: To develop a core list of 100 commonly prescribed drugs to support prescribing education.

Methods: A retrospective analysis of prescribing data from primary care in England (2006 and 2008) and from two London Teaching Hospitals (2007 and 2009) was performed. A survey of prescribing by foundation year 1 (FY1) doctors in 39 NHS Trusts across London was carried out.

Results: A core list of 100 commonly prescribed drugs comprising 1% prescriptions in primary and/or secondary care was developed in 2006-07. The core list remained stable over 2 years. FY1 doctors prescribed 65% drugs on the list at least monthly. 76% of FY1 doctors did not regularly prescribe any drugs not on the core list. There was a strong correlation between prescribing frequency (prescriptions for each drug class expressed as percentage of all prescriptions written) and error rate described in the EQUIP study (errors made when prescribing each drug class expressed as a percentage of all errors made), n = 39, r = 0.861, P = 0.000.

Conclusions: Our core drug list identifies drugs that are commonly used and associated with error and is stable over at least 2 years.This list can now be used to develop learning resources and training programmes to improve prescribing of drugs in regular use.Complementary skills required for prescribing less familiar drugs must be developed in parallel.Ongoing research is required to monitor the effect of new training initiatives on prescribing error and patient safety.

Fonte:
British Journal of Clinical Pharmacology ; 71(2): 190-198; 2011. DOI: 10.1111/j.1365-2125.2010.03823.x.
DECS:
farmacologia clínica, uso de medicamentos, estatística e dados numéricos, educação médica, erros de medicação, prevenção e controle, prescrições