Criando as aptidões e os meios para a educação em segurança do paciente: um programa de formação de docentes destinado a médicos seniores

AHMED, M. ; ARORA, S. ; BAKER, P. ; HAYDEN, J. ; VINCENT, C. ; SEVDALIS, N.
Título original:
Building capacity and capability for patient safety education: a train-the-trainers programme for senior doctors
Resumo:

Objetivos: Desenvolver, implementar e avaliar um programa de formação para médicos seniores, a fim de que estes passem a integrar o corpo docente de cursos de segurança do paciente.

Métodos: Recrutamos médicos seniores em 20 hospitais da North Western Deanery na Inglaterra. A intervenção consistiu num curso de meio dia em teoria da segurança do paciente, análise de causa-raiz e facilitação de pequenos grupos. Depois de tal curso, os participantes foram convidados a se inscrever como parte do corpo docente do "Lessons Learnt", um programa regional de formação em segurança do paciente para médicos residentes. O curso foi avaliado por meio de um estudo prospectivo longitudinal realizado entre 2010 e 2012. Os conhecimentos, as atitudes e as habilidades em segurança do paciente foram examinados antes e após o curso, e sua retenção foi avaliada 8 meses após o curso.

Resultados: No total, 216 médicos seniores voluntariaram-se para integrar o corpo docente, dos quais 122 foram escolhidos. Os participantes relataram altos níveis de satisfação com o curso. A avaliação objetiva dos conhecimentos dos participantes sobre segurança do paciente melhorou significativamente logo após o curso (mediana antes do curso = 70%, mediana após o curso = 80%, p<0,001) e foi sustentada depois de 8 meses (mediana 8 meses após o curso = 90%). Da mesma forma, a avaliação das atitudes dos participantes e a sua autoavaliação sobre suas competências de segurança melhoraram significativamente após o curso e foram sustentadas. Depois de concluírem o curso, 88/122 (72%) participantes atuaram como tutores em 213 sessões do programa "Lessons Learnt" entre janeiro de 2011 e julho de 2012 (média = 2, total de 1 a 8 sessões facilitadas por participante). A satisfação dos médicos residentes com os professores foi alta.

Conclusões: Os médicos seniores demonstraram um interesse considerável em se envolver no processo de formação em segurança do paciente, tanto como professores, quanto como alunos. A formação de médicos seniores em segurança do paciente é viável, aceitável e efetiva como uma forma de criar as aptidões e os meios necessários para a oferta de cursos de formação nesta área em rápida expansão.

Resumo Original:

Objectives: To develop, implement and evaluate a training programme for senior doctors to become faculty leaders for patient safety training.

Methods: Senior doctors were recruited from across 20 hospitals in the North Western Deanery, England, UK. The intervention comprised a half-day course in patient safety theory, root cause analysis and small-group facilitation, following which participants were invited to sign up as faculty for a region-wide patient safety training programme for trainees 'Lessons Learnt'. Course evaluation comprised a prospective longitudinal study conducted in 2010-2012. Patient safety knowledge, attitudes and skills were evaluated pre and post course and retention further evaluated 8 months post course.

Results: 216 senior doctors volunteered as faculty of whom 122 were appointed. Participants reported high levels of satisfaction with the course. Objective scores of patient safety knowledge significantly improved immediately post course (MedianPre course=70%, MedianPost course=80%, p<0.001) and were sustained at 8 months (Median8 month post course=90%). Similarly, measures of attitudes and self-reported safety skills also significantly improved post course and were sustained. Upon completion of the course, 88/122 (72%) participants facilitated 213 'Lessons Learnt' sessions from January 2011 to July 2012 (mean 2, range 1-8 sessions per faculty member). Trainee satisfaction with faculty was high.

Conclusions: There is considerable appetite for senior doctors to engage with training in patient safety as teachers and learners. Training senior doctors in patient safety is feasible, acceptable and effective as a means of building capacity and capability for delivering training in this rapidly emerging field.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 22(8): 618-625; 2013. DOI: 10.1136/bmjqs-2012-001626.
DECS:
Educação em Saúde/classificação, Capacitação/classificação, Médicos/utilização