Criando uma organização de saúde de alta confiabilidade: a melhoria de desempenho em processos de cuidado fundamentais na organização Hospital Johns Medicine

PRONOVOST, P. J. ; ARMSTRONG, C. M. ; DEMSKI. R. ; CALLENDER, T. ; WINNER, L. ; MILLER, M. R. ; AUSTIN, J. M.
Título original:
Creating a high-reliability health care system: improving performance on core processes of care at johns hopkins medicine.
Resumo:

Neste artigo, os autores descrevem uma iniciativa que estabeleceu uma infraestrutura para gerir os esforços de qualidade e segurança em todo um sistema de saúde complexo, melhorando seu desempenho em indicadores fundamentais de infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, pneumonia, procedimentos cirúrgicos e asmaem crianças. O Conselho de Diretores da Johns Hopkins Medicine criou uma estrutura de governança para supervisionar todo o sistema e para promover a responsabilização hospitalar nas iniciativas de qualidade e segurança de toda a organização. Foi criado o Armstrong Institute for Patient Safety and Quality. Os líderes do instituto utilizaram um modelo conceitual baseado numa infraestrutura fractal para implementar essa iniciativa, com o objetivo de melhorar o desempenho de dois centros médicos acadêmicos e três hospitais comunitários, a partir de março de 2012. A iniciativa visava alcançar conformidade maior ou igual a 96% em sete indicadores fundamentais de processos de cuidado para pacientes internados e cumprir os requisitos dos prêmios da Delmarva Foundation e da Joint Commission. A medida de desfecho primária foi a percentagem de pacientes em cada hospital que recebeu o processo de cuidado recomendado. Os autores compararam o desempenho do sistema de saúde e dos hospitais antes (2011) e depois (2012, 2013) da iniciativa. O sistema alcançou conformidade maior ou igual a 96% em seis dos sete indicadores específicos até 2013. Dos cinco hospitais, quatro receberam o prêmio da Delmarva Foundation e dois receberam o prêmio da Joint Commission em 2013. Os autores defendem que, para melhorar a qualidade e a segurança, os sistemas de saúde devem estabelecer uma estrutura de governança e um processo de responsabilização que cubra todo o sistema. Também é preciso definir e comunicar os objetivos e os indicadores e criar uma infraestrutura que promova aprendizagem mútua. 

Resumo Original:

In this article, the authors describe an initiative that established an infrastructure to manage quality and safety efforts throughout a complex health care system and that improved performance on core measures for acute myocardial infarction, heart failure, pneumonia, surgical care, and children's asthma. The Johns Hopkins Medicine Board of Trustees created a governance structure to establish health care system-wide oversight and hospital accountability for quality and safety efforts throughout Johns Hopkins Medicine. The Armstrong Institute for Patient Safety and Quality was formed; institute leaders used a conceptual model nested in a fractal infrastructure to implement this initiative to improve performance at two academic medical centers and three community hospitals, starting in March 2012. The initiative aimed to achieve >/= 96% compliance on seven inpatient process-of-care core measures and meet the requirements for the Delmarva Foundation and Joint Commission awards. The primary outcome measure was the percentage of patients at each hospital who received the recommended process of care. The authors compared health system and hospital performance before (2011) and after (2012, 2013) the initiative. The health system achieved >/= 96% compliance on six of the seven targeted measures by 2013. Of the five hospitals, four received the Delmarva Foundation award and two received The Joint Commission award in 2013. The authors argue that, to improve quality and safety, health care systems should establish a system-wide governance structure and accountability process. They also should define and communicate goals and measures and build an infrastructure to support peer learning.

Fonte:
Academic medicine : journal of the Association of American Medical Colleges ; 90(2): 165-172; 2015. DOI: 10.1097/ACM.0000000000000610.
DECS:
centros médicos acadêmicos, asma, assistência à saúde, insuficiência cardíaca, hospitalização, infarto do miocárdio, assistência perioperatoria, criança, melhoria de qualidade