Cultura de segurança do paciente: a busca por sentido nas experiências dos pacientes

BISHOP, A. C. ; CREGAN, B. R.
Título original:
Patient safety culture: finding meaning in patient experiences
Resumo:

Objetivo: O objetivo deste artigo é determinar o que as histórias dos pacientes e familiares podem nos dizer sobre a cultura de segurança do paciente nas organizações de saúde e sobre a forma como os pacientes vivenciam a cultura da segurança.

Desenho/Metodologia/Abordagem: Examinamos 11 histórias de pacientes e familiares sobre eventos adversos em setembro de 2013, utilizando vídeos disponíveis ao público no sítio do Canadian Patient Safety Insitute. Os vídeos foram transcritos na íntegra e reunidos como um único conjunto de dados. Realizamos uma análise temática para a avaliação qualitativa. Toda a análise qualitativa foi feita com o software NVivo 10.

Resultados: Foram identificados três temas: (1) "ser jogado de um lugar para o outro", (2) "não houve conversa" e (3) "a pessoa por trás do paciente". Os resultados deste estudo também sugerem que, embora as organizações e os prestadores do cuidado de saúde esperem que os pacientes participem mais da gestão de sua saúde, pode haver razões subjacentes que expliquem por que isso não ocorre.

Implicações para a prática: Os resultados indicam que as experiências e narrativas dos pacientes são fontes úteis de informações que permitem entender melhor a cultura de segurança organizacional e a forma como os pacientes vivenciam a segurança enquanto estão internados. É importante utilizar e analisar melhor as narrativas de segurança do paciente para entender as necessidades dos pacientes e as maneiras de melhorar as intervenções sobre a cultura de segurança para que estas tenham resultados efetivos na linha de frente do cuidado.

Originalidade/Valor: Um maior reconhecimento das experiências dos pacientes e suas famílias dá às organizações uma perspectiva integral que lhes ajuda a definir e resolver as deficiências de sua cultura de segurança do paciente e a identificar oportunidades de melhoria.

Resumo Original:

Purpose: The purpose of this paper is to determine what patient and family stories can tell us about patient safety culture within health care organizations and how patients experience patient safety culture.

Design/Methodology/Approach: A total of 11 patient and family stories of adverse event experiences were examined in September 2013 using publicly available videos on the Canadian Patient Safety Insitute web site. Videos were transcribed verbatim and collated as one complete data set. Thematic analysis was used to perform qualitative inquiry. All qualitative analysis was done using NVivo 10 software.

Findings: A total of three themes were identified: first, Being Passed Around; second, Not Having the Conversation; and third, the Person Behind the Patient. Results from this research also suggest that while health care organizations and providers might expect patients to play a larger role in managing their health, there may be underlying reasons as to why patients are not doing so.

Practical Implications: The findings indicate that patient experiences and narratives are useful sources of information to better understand organizational safety culture and patient experiences of safety while hospitalized. Greater inclusion and analysis of patient safety narratives is important in understanding the needs of patients and how patient safety culture interventions can be improved to ensure translation of patient safety strategies at the frontlines of care.

Originality/Value: Greater acknowledgement of the patient and family experience provides organizations with an integral perspective to assist in defining and addressing deficiencies within their patient safety culture and to identify opportunities for improvement.

Keywords: Inclusion; Organizational culture; Patient experiences; Patient perception; Patient safety; Patient stories

Fonte:
International journal of health care quality assurance ; 28(6): 595-610; 2015. DOI: 10.1108/IJHCQA-03-2014-0029.