Cultura de segurança do paciente e o fenômeno da segunda vítima: conectando a cultura ao sofrimento dos profissionais de enfermagem.

QUILLIVAN, R. R. ; BURLISON, J. D. ; BROWNE, E. K. ; SCOTT, S.D. ; HOFFMAN, J. M.
Título original:
Patient safety culture and the second victim phenomenon: connecting culture to staff distress in nurses
Resumo:

Contexto: As experiências das segundas vítimas podem afetar o bem-estar dos profissionais da saúde e comprometer a segurança do paciente. Muitos fatores associados à capacidade de um profissional de lidar com o fato de ter estado envolvido em um evento de segurança do paciente também são componentes de uma forte cultura de segurança do paciente; dessa forma, o apoio gerado pela cultura de segurança do paciente pode reduzir o trauma sofrido pelas segundas vítimas. Realizamos um estudo transversal para avaliar a influência da cultura de segurança do paciente sobre o sofrimento das segundas vítimas.

Métodos: Aplicamos os instrumentos Inquérito Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente (Hospital Survey on Patient Safety Culture [HSOPSC]) e Ferramenta de Experiência e Apoio às Segundas Vítimas (Second Victim Experience and Support Tool [SVEST]) da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), desenvolvidos para avaliar o apoio organizacional e o sofrimento pessoal e profissional após o envolvimento em um evento de segurança do paciente, a enfermeiros envolvidos no cuidado direto a pacientes.

Resultados: Dos 358 enfermeiros de um hospital pediátrico especializado, 169 (47,2%) responderam a ambos os inquéritos. A regressão linear hierárquica demonstrou que a dimensão “resposta não punitiva aos erros” do inquérito sobre cultura de segurança do paciente esteve significativamente associada a reduções nas dimensões de sofrimento psicológico, físico e profissional do inquérito sobre as segundas vítimas (p < 0,001). Como mediador, o apoio organizacional explicou inteiramente a relação entre a resposta não punitiva aos erros e o sofrimento físico e profissional, e explicou parcialmente a relação entre a resposta não punitiva aos erros e o sofrimento psicológico.

Conclusões: Os resultados sugerem que uma cultura de segurança punitiva pode contribuir para a autopercepção de sofrimento psicológico, físico e profissional relacionada com as segundas vítimas, o que pode refletir a falta de apoio organizacional. A redução da resposta punitiva aos erros e o estímulo a interações de apoio entre colegas, supervisores e na instituição como um todo podem ser estratégias úteis para gerir a gravidade das experiências das segundas vítimas.

Resumo Original:

Background: Second victim experiences can affect the wellbeing of health care providers and compromise patient safety. Many factors associated with improved coping after patient safety event involvement are also components of a strong patient safety culture, so that supportive patient safety cultures may reduce second victim-related trauma. A cross-sectional survey study was conducted to assess the influence of patient safety culture on second victim-related distress.

Methods: The Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) and the Second Victim Experience and Support Tool (SVEST), which was developed to assess organizational support and personal and professional distress after involvement in a patient safety event, were administered to nurses involved in direct patient care.

Results: Of 358 nurses at a specialized pediatric hospital, 169 (47.2%) completed both surveys. Hierarchical linear regres sion demonstrated that the patient safety culture survey dimension nonpunitive response to error was significantly associated with reductions in the second victim survey dimensions psychological, physical, and professional distress (p < 0.001). As a mediator, organizational support fully explained the nonpunitive response to error-physical distress and nonpunitive response to error-professional distress relationships and partially explained the nonpunitive response to error-psychological distress relationship.

Conclusions: The results suggest that punitive safety cultures may contribute to self-reported perceptions of second victim-related psychological, physical, and professional distress, which could reflect a lack of organizational support. Reducing punitive response to error and encouraging supportive coworker, supervisor, and institutional interactions may be useful strategies to manage the severity of second victim experiences.

Fonte:
Joint Commission Journal on Quality and Safety ; 42(8): 377-386; 2016.
Nota Geral:

Imagem: Huffington Post