Deepening our understanding of quality improvement in Europe (DUQuE): visão geral de um estudo de gestão da qualidade em hospitais em sete países

SECANELL, M. ; GROENE, O. ; ARAH, O. A. ; LOPEZ, M. A. ; KUTRYBA, B. ; PFAFF, H. ; KLAZINGA, N.
Título original:
Deepening our understanding of quality improvement in Europe (DUQuE): overview of a study of hospital quality management in seven countries
Resumo:

Introdução e Objetivo: O presente estudo apresenta uma visão geral do projeto DUQuE (Deepening our Understanding of Quality Improvement in Europe), o primeiro do gênero a abranger diversos países da União Europeia (UE) e avaliar as relações entre a gestão da qualidade e os resultados do cuidado no âmbito da UE. O artigo descreve o referencial conceitual e a metodologia aplicada, destacando seus elementos originais.

Desenho: O projeto DUQuE foi desenhado como um estudo transversal multinível, com coleta de dados ao nível do hospital, do itinerário, do profissional de saúde e do paciente, em 8 países.

Local e Participantes: Objetivou-se a coleta de dados para a avaliação de construtos hospitalares de até 30 hospitais selecionados aleatoriamente em cada país. Foram coletados dados adicionais aos níveis do itinerário e do paciente em 12 dos 30 hospitais.

Principais medidas de resultado: Foi desenvolvido um referencial conceitual abrangente com o objetivo de considerar os múltiplos níveis que influenciam o desempenho do hospital e os resultados do cuidado. Foram avaliados construtos hospitalares específicos (cultura organizacional e envolvimento profissional), construtos de itinerário clínico (a organização dos processos de cuidado para infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, fratura de quadril e parto), processos e resultados específicos do paciente (efetividade clínica, segurança do paciente e experiência do paciente) e construtos externos, os quais podem alterar a qualidade hospitalar (avaliação externa e pressão externa percebida).

Resultados: Foram coletados dados de 188 hospitais de 7 países participantes. A taxa de participação e resposta variou entre 75% e 100% para as medidas avaliadas.

Conclusões: Este é o primeiro estudo a avaliar a relação entre a gestão da qualidade e os resultados do cuidado no contexto da União Europeia. O estudo envolveu um grande número de respondentes e alcançou altas taxas de resposta. Este trabalho servirá para o desenvolvimento de orientações acerca de como avaliar a gestão da qualidade, e faz recomendações sobre as melhores formas de aprimorar a qualidade do cuidado de saúde para as partes envolvidas, seguros de saúde, pesquisadores e formuladores de política em toda a UE.

Palavras-chave: Sistemas de gestão da qualidade | indicadores clínicos | efetividade clínica | qualidade do cuidado de saúde | hospitais | pesquisa transnacional | resultados do cuidado

Resumo Original:

Introduction and Objective: This paper provides an overview of the DUQuE (Deepening our Understanding of Quality Improvement in Europe) project, the first study across multiple countries of the European Union (EU) to assess relationships between quality management and patient outcomes at EU level. The paper describes the conceptual framework and methods applied, highlighting the novel features of this study.

Design: DUQuE was designed as a multi-level cross-sectional study with data collection at hospital, pathway, professional and patient level in eight countries.

Setting and Participants: We aimed to collect data for the assessment of hospital-wide constructs from up to 30 randomly selected hospitals in each country, and additional data at pathway and patient level in 12 of these 30.

Main outcome measures: A comprehensive conceptual framework was developed to account for the multiple levels that influence hospital performance and patient outcomes. We assessed hospital-specific constructs (organizational culture and professional involvement), clinical pathway constructs (the organization of care processes for acute myocardial infarction, stroke, hip fracture and deliveries), patient-specific processes and outcomes (clinical effectiveness, patient safety and patient experience) and external constructs that could modify hospital quality (external assessment and perceived external pressure).

Results: Data was gathered from 188 hospitals in 7 participating countries. The overall participation and response rate were between 75% and 100% for the assessed measures.

Conclusions: This is the first study assessing relation between quality management and patient outcomes at EU level. The study involved a large number of respondents and achieved high response rates. This work will serve to develop guidance in how to assess quality management and makes recommendations on the best ways to improve quality in healthcare for hospital stakeholders, payers, researchers, and policy makers throughout the EU.

Key words: quality management systems | clinical indicators | clinical effectiveness | quality of healthcare | hospitals | cross-national research | patient outcomes

Fonte:
International Journal for Quality in Health Care : Journal of the International Society for Quality in Health Care / ISQua. ; 26(suppl 1): 5-15; 2014. DOI: 10.1093/intqhc/mzu025.
DECS:
estudos transversais, hospitais, avaliação de resultados, garantia da qualidade dos cuidados de saúde, melhoria de qualidade, projetos de pesquisa, inquéritos e questionários
Nota Geral:

Fonte da imagem DUQuE: www.duque.eu

Autor institucional: 
DUQuE Project Consortium