Definindo a expressão de preocupações de segurança no sistema de saúde: uma revisão sistemática

Julia Kane ; Lindsay Munn ; Shawn F Kane ; Einav Srulovici
Título original:
Defining Speaking Up in the Healthcare System: a Systematic Review
Resumo:

Contexto: Foi demonstrado que os problemas de comunicação contribuem para a ocorrência de erros no cuidado de saúde. Durante anos, os profissionais da saúde têm sido orientados a "expressar suas preocupações" ("speak up" em inglês). Ainda não está claro o que exatamente isso significa, pois a orientação tem sido definida e operacionalizada de muitas formas. Por isso, este estudo teve como objetivo fazer uma revisão sistemática da literatura sobre as definições e medições deste conceito no sistema de saúde para desenvolver uma única definição e operacionalização. Métodos: Fizemos pesquisas nas bases de dados PubMed, CINAHL, PsychoInfo e Communication/Mass Media Complete de 1999 a 2020. Incluímos publicações que mencionassem o termo "speak up" ou quaisquer sinônimos no contexto da segurança do paciente. Artigos que usassem o termo "speak up" em relação a tópicos não relacionados à saúde foram excluídos. Esta revisão sistemática utilizou as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyzes). Resultados: Ao todo, 294 artigos cumpriram os critérios de inclusão, mas só 58 artigos se concentraram na expressão de preocupações. Os sinônimos identificados com mais frequência foram "speak up" e "raise concern", e apenas 43 artigos definiram a expressão "speak up". Dessa forma, desenvolvemos uma definição modificada do conceito — um profissional da saúde identifica uma preocupação que pode afetar a segurança do paciente e usa sua voz para levantar essa preocupação junto a alguém com poder para fazer algo a respeito. Discussão: A expressão de preocupações é considerada importante para a segurança do paciente. No entanto, não há consenso sobre a definição e operacionalização desse conceito. Esta revisão demonstra que o conceito deve ser reconsiderado, ganhando uma definição única no contexto da saúde. 
 

Resumo Original:

Background: Communication issues have been shown to contribute to healthcare errors. For years healthcare professionals have been told to “speak up.” What “speak up” means is unclear, as it has been defined and operationalized in many ways. Thus, this study aimed to systematically review the literature regarding definitions and measurements of speaking up in the healthcare system and to develop a single, comprehensive definition and operationalization of the concept. Methods: PubMed, CINAHL, PsychoInfo, and Communication/Mass Media Complete databases were searched from 1999 to 2020. Publications were included if they mentioned speaking up for patient safety or any identified synonyms. Articles that used the term speaking up concerning non-health-related topics were excluded. This systematic review utilized Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) guidelines. Results: A total of 294 articles met the inclusion criteria, yet only 58 articles focused on speaking up. While the most common synonym terms identified were “speak up” and “raise concern,” only 43 articles defined speaking up. Accordingly, a modified definition was developed for speaking up—A healthcare professional identifying a concern that might impact patient safety and using his or her voice to raise the concern to someone with the power to address it. Discussion: Speaking up is considered important for patient safety. Yet, there has been a lack of agreement on the definition and operationalization of speaking up. This review demonstrates that speaking up should be reconceptualized to provide a single definition for speaking up in healthcare. 
 

Fonte:
Journal of General Internal Medicine ; 38(15): 3406-3413; 2024. DOI: 10.1007/s11606-023-08322-0.