Desenho e implementação de módulos de preparação e aprendizagem de resposta à pandemia baseados em equidade: lições de um curso de curta duração em vários países
Desenho e implementação de módulos de preparação e aprendizagem de resposta à pandemia baseados em equidade: lições de um curso de curta duração em vários países
CHAMADA: O curso elucidou a interseção entre racismo e desigualdade de renda
CONTEXTO: A pandemia da COVID-19 teve impactos desproporcionais entre raças, classes sociais e geografia. Não foi dada atenção suficiente para o enfrentamento das enormes desigualdades agravadas pela COVID-19. Em julho de 2020, a Partners In Health (PIH) e a University of Global Health Equity (UGHE) ministraram um curso de curta duração de quatro módulos, "An Equity Approach to Pandemic Preparedness and Response: Emerging Insights from COVID-19 Global Response Leaders” (Uma Abordagem Equitativa para a Preparação e Resposta à Pandemia: Perspectivas Emergentes dos Líderes da Resposta Global da COVID-19). OBJETIVO: Descrevemos o desenho e o uso de um modelo de educação baseado em casos e de curta duração para transferir conhecimentos e habilidades em abordagens de equidade para a preparação e resposta à pandemia. MÉTODOS: Este curso usou estudos de caso de Massachusetts e da Nação Navajo nos EUA e de Ruanda para destacar exemplos de resposta à pandemia centrada na equidade. Os participantes do curso completaram uma pesquisa de avaliação pós-sessão após cada um dos quatro módulos. Uma análise de métodos mistos foi realizada para elucidar a aquisição de conhecimento sobre tópicos-chave e avaliar a experiência e satisfação dos participantes com o curso. RESULTADOS: Quarenta e quatro por cento dos participantes identificaram a "necessidade imediata de habilidades e informações para lidar com a COVID-19" como sua principal razão para participar do curso. Os participantes relataram que são muito propensos (4,75 de 5) a usar as informações, ferramentas ou habilidades do curso em seu trabalho. A pontuação média para perguntas relacionadas ao conteúdo respondidas corretamente foi de 82-88% para cada sessão. Os participantes (~70-90%) disseram que sua compreensão foi Excelente ou Muito Boa para cada sessão. Os participantes expressaram uma compreensão aprofundada da importância de priorizar comunidades vulneráveis e construir solidariedade global. CONCLUSÃO: O treinamento contribuiu para um novo nível de compreensão dos determinantes sociais das questões de saúde e equidade em torno da preparação e resposta à pandemia. Este curso elucidou a interseção entre racismo e desigualdade de renda; o papel dos determinantes sociais da saúde na preparação e resposta à pandemia; e os impactos do neocolonialismo na resposta à pandemia em países de baixa e média renda.
BACKGROUND: The COVID-19 pandemic has had disproportionate impacts across race, social class, and geography. Insufficient attention has been paid to addressing the massive inequities worsened by COVID-19. In July 2020, Partners In Health (PIH) and the University of Global Health Equity (UGHE) delivered a four-module short course, 'An Equity Approach to Pandemic Preparedness and Response: Emerging Insights from COVID-19 Global Response Leaders.' OBJECTIVE: We describe the design and use of a case-based, short-course education model to transfer knowledge and skills in equity approaches to pandemic preparedness and response. METHODS: This course used case studies of Massachusetts and Navajo Nation in the US, and Rwanda to highlight examples of equity-centered pandemic response. Course participants completed a post-session assessment survey after each of the four modules. A mixed-method analysis was conducted to elucidate knowledge acquisition on key topics and assess participants' experience and satisfaction with the course. RESULTS: Forty-four percent of participants identified, 'Immediate need for skills and information to address COVID-19' as their primary reason for attending the course. Participants reported that they are very likely (4.75 out of 5) to use the information, tools, or skills from the course in their work. The average score for content-related questions answered correctly was 82-88% for each session. Participants (~70-90%) said their understanding was Excellent or Very Good for each session. Participants expressed a deepened understanding of the importance of prioritizing vulnerable communities and built global solidarity. CONCLUSION: The training contributed to a new level of understanding of the social determinants of health and equity issues surrounding pandemic preparedness and response. This course elucidated the intersection of racism and wealth inequality; the role of the social determinants of health in pandemic preparedness and response; and the impacts of neocolonialism on pandemic response in low- and middle-income countries.